Formação da região amazônica: fronteiras, territórios e desigualdades

A formação das fronteiras da região amazônica

Neste módulo, os estudantes analisam historicamente a Amazônia brasileira, das primeiras ocupações à construção da rodovia Transamazônica, incluindo as violências e os deslocamentos envolvidos e o impacto desse processo. Refletem sobre os conceitos de região, fronteira e território, por meio da análise de documentos históricos, mapas, indicadores, tabelas e estatísticas. Organizam, ainda, uma mostra de curtas-metragens para retratar criticamente a formação da região.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Identidades e culturas da Amazônia
  • Geopolíticas da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • mis Mediação e intervenção sociocultural
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Região, território, fronteira
Deslocamentos, violências e desigualdades na região amazônica
Fluxos migratórios internos e internacionais
Identidades culturais

Competências gerais CG 01, CG 02, CG 04, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCHSA06

Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais relacionados a temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global.

EMIFCHSA07

Identificar e explicar situações em que ocorram conflitos, desequilíbrios e ameaças a grupos sociais, à diversidade de modos de vida, às diferentes identidades culturais e ao meio ambiente, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, com base em fenômenos relacionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Atividades

  • Leitura e pesquisa histórica
  • Análise cartográfica
  • Análise de dados
  • Produção de vídeos
  • Organização de mostra de vídeos

Expectativas de aprendizagem

  • Identificar e compreender eventos históricos relacionados à formação da região amazônica, refletindo sobre características e desdobramentos.
  • Analisar dados e informações sobre as regiões amazônicas e seus habitantes, estabelecendo relações com os conceitos de região, fronteira e território.
  • Elaborar vídeos curtos com argumentação e sistematização de informações a respeito da formação da região e suas características.