Biodiversidade amazônica: das origens à ocupação humana

Ações de conservação da biodiversidade

Neste módulo, os estudantes conhecem ações e estratégias para valorizar e conservar a biodiversidade amazônica com base em dois exemplos: o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e as redes de sementes da Amazônia. Neste percurso, pesquisam sobre o SNUC, mapeiam Unidades de Conservação locais e estudam casos relacionados às redes de sementes. Ainda analisam a forma como a conservação da Amazônia é noticiada em diferentes mídias e produzem pautas jornalísticas sobre o tema.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • pc Processos criativos
  • mis Mediação e intervenção sociocultural

Objetos de conhecimento

Estudo da biodiversidade
Políticas ambientais para a sustentabilidade
Questões ambientais regionais e mundiais

Competências gerais CG 01, CG 02

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCNT01

Investigar e analisar situações-problema e variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.

EMIFCNT02

Levantar e testar hipóteses sobre variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.

EMIFCNT05

Selecionar e mobilizar intencionalmente recursos criativos relacionados às Ciências da Natureza para resolver problemas reais do ambiente e da sociedade, explorando e contrapondo diversas fontes de informação.

EMIFCNT08

Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das Ciências da Natureza para propor ações individuais e/ou coletivas de mediação e intervenção sobre problemas socioculturais e problemas ambientais.

Atividades

  • Análise de dados
  • Análise de matérias jornalísticas
  • Discussão em grupo
  • Elaboração de artigos e análises
  • Elaboração de infográficos
  • Pesquisa científica
  • Produção de pautas jornalísticas

Expectativas de aprendizagem

  • Reconhecer a importância das redes de sementes na recuperação de áreas degradadas.
  • Identificar, selecionar e catalogar sementes vegetais típicas locais.
  • Mapear unidades de conservação na região amazônica, dimensionando a presença delas na Amazônia Legal e comparando com outros mapeamentos.
  • Analisar os princípios que embasaram a criação do SNUC.
  • Analisar a narrativa da imprensa ao noticiar temáticas relacionadas às Amazônias.