Projetos de vida: autoconhecimento, juventudes e formas de habitar o mundo

Agir: juventudes e transformação da realidade

Quais desafios impactam a vida das juventudes hoje? Neste módulo, os estudantes realizam um percurso que envolve colaboração, tomada de decisão e compromisso com o bem comum. Eles analisam dados e aspectos de vivências e desafios atuais dos jovens na Amazônia e no Brasil e direcionam o olhar para suas próprias realidades, identificando problemas socioculturais que os atingem. A proposta foca no trabalho colaborativo e impulsiona os estudantes a perceberem-se como agentes na construção da cidadania.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Identidades e culturas da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • mis Mediação e intervenção sociocultural
  • pc Processos criativos
  • em Empreendedorismo

Objetos de conhecimento

Projetos de vida
Autoconhecimento
Juventudes no Brasil e na Amazônia
Participação e mobilização social

Competências gerais CG 06, CG 08, CG 09, CG 10

CG 06

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

CG 08

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

CG 09

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCG05

Questionar, modificar e adaptar ideias existentes e criar propostas, obras ou soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e colocá-las em prática.

EMIFCG06

Difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas, analógicas e digitais, com confiança e coragem, assegurando que alcancem os interlocutores pretendidos.

EMIFCG07

Reconhecer e analisar questões sociais, culturais e ambientais diversas, identificando e incorporando valores importantes para si e para o coletivo que assegurem a tomada de decisões conscientes, consequentes, colaboraticcvas e responsáveis.

EMIFCG08

Compreender e considerar a situação, a opinião e o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e resiliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de conflitos, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade.

EMIFCG09

Participar ativamente da proposição, implementação e avaliação de solução para problemas socioculturais e/ou ambientais em nível local, regional, nacional e/ou global, corresponsabilizando-se pela realização de ações e projetos voltados ao bem comum.

EMIFCG10

Reconhecer e utilizar qualidades e fragilidades pessoais com confiança para superar desafios e alcançar objetivos pessoais e profissionais, agindo de forma proativa e empreendedora e perseverando em situações de estresse, frustração, fracasso e adversidade.

Atividades

  • Reflexões coletivas
  • Criação de proposta coletiva de mobilização social
  • Planejamento da intervenção social
  • Avaliação da proposta e do processo de intervenção

Expectativas de aprendizagem

  • Formular problemas relacionados aos desafios concretos das juventudes.
  • Analisar de que maneira os desafios identificados afetam suas vidas, grupos, a Amazônia e o planeta.
  • Trabalhar em grupo, praticando a colaboração, a negociação de pontos de vista e a definição de combinados.
  • Planejar e realizar ações sustentáveis e éticas para intervir em seu contexto, na construção do bem comum.