Formação da região amazônica: fronteiras, territórios e desigualdades

Amazônia legal na contemporaneidade: entre fatos e estereótipos

Neste módulo, os estudantes, por meio de estudos de casos e de informações científicas, refletem sobre estereótipos a respeito da Amazônia Legal e de seus habitantes, elaborando hipóteses sobre suas origens e os atores envolvidos em sua propagação. Também, produzem peças publicitárias abordando esses estereótipos e possibilidades de superação dessas visões. Analisam, ainda, as disputas de narrativas sobre Amazônia e sua importância estratégica nos contextos nacional e internacional.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Identidades e culturas da Amazônia
  • Geopolíticas da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • mis Mediação e intervenção sociocultural
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Região, território, fronteira.
Deslocamentos, violências e desigualdades na região amazônica.
Diversidade amazônica.
Identidades culturais.
Narrativas e experiências dos povos tradicionais.

Competências gerais CG 01, CG 02

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCHSA06

Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais relacionados a temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global.

EMIFCHSA07

Identificar e explicar situações em que ocorram conflitos, desequilíbrios e ameaças a grupos sociais, à diversidade de modos de vida, às diferentes identidades culturais e ao meio ambiente, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, com base em fenômenos relacionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Atividades

  • Análise e pesquisa.
  • Sistematização de narrativas.
  • Argumentação.
  • Elaboração de infográficos.
  • Produção de peças publicitárias.

Expectativas de aprendizagem

  • Identificar e refletir sobre conflitos e desafios da contemporaneidade relacionados às regiões amazônicas e suas populações.
  • Reconhecer os estereótipos vinculados aos territórios amazônicos e suas populações, bem como os atores envolvidos na propagação e na criação desses estereótipos.
  • Refletir e argumentar a respeito desses estereótipos com base em conhecimentos e processos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com a finalidade de avaliá-los criticamente.