Biodiversidade amazônica: das origens à ocupação humana

Amazônias e suas origens

Neste módulo, os estudantes analisam as diferentes Amazônias e, por meio de pesquisas, reconstituem a história das paisagens locais com os estudos da Geogenômica. Além disso, analisam dados sobre a biodiversidade amazônica e as tecnologias atuais, como mapeamento ambiental, sensoriamento remoto e imagens de satélites. O objetivo é desenvolver argumentos consistentes e científicos para justificar a importância da biodiversidade amazônica para o Brasil e o mundo.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Biotecnologia
Estudo da biodiversidade
Evolução biológica
Sensoriamento remoto e imagens de satélites

Competências gerais CG 01, CG 02, CG 07

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 07

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCG01

Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.

EMIFCG03

Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.

EMIFCNT04

Reconhecer produtos e/ou processos criativos por meio de fruição, vivências e reflexão crítica sobre a dinâmica dos fenômenos naturais e/ou de processos tecnológicos, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

Atividades

  • Debates analíticos
  • Estudos e análises de casos
  • Pesquisa científica
  • Levantamento e análise de dados
  • Análise de riscos e processos
  • Produção de conteúdo informativo

Expectativas de aprendizagem

  • Utilizar parâmetros taxonômicos e ambientais para caracterizar a biodiversidade amazônica.
  • Analisar conhecimentos da genética e da geologia para reconstituir a história natural da Amazônia.
  • Construir narrativas baseadas em evidências sobre a biodiversidade e a história natural das paisagens amazônicas.
  • Analisar narrativas sobre as origens da biodiversidade amazônica para explicar a origem dos ecossistemas e a diversidade de ambientes.