Biodiversidade amazônica: das origens à ocupação humana

Biodiversidade amazônica e seus efeitos no clima

Este módulo propõe reflexões sobre o papel dos ecossistemas amazônicos na manutenção das condições climáticas locais, regionais e globais. Para isso, os estudantes analisam a interação da Floresta Amazônica com a atmosfera, a fim de compreender seu papel na regularização dos fluxos hídricos, e identificam os efeitos da cobertura vegetal sobre o clima e o microclima. Por fim, analisam agendas ambientais nacionais e internacionais e simulam a participação em uma conferência internacional do clima.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • mis Mediação e intervenção sociocultural

Objetos de conhecimento

Estudo da biodiversidade
Avaliação das variações geográficas e climáticas
Políticas ambientais para a sustentabilidade
Questões ambientais regionais e mundiais

Competências gerais CG 01, CG 02

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCNT01

Investigar e analisar situações-problema e variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.

EMIFCNT03

Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre a dinâmica dos fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, identificando os diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias.

EMIFCNT09

Propor e testar estratégias de mediação e intervenção para resolver problemas de natureza sociocultural e de natureza ambiental relacionados às Ciências da Natureza.

Atividades

  • Leituras coletivas
  • Debates
  • Análises de dados e de infográficos
  • Estudos e investigação climáticos
  • Exibição de videoaulas
  • Mapeamento de ações e políticas públicas

Expectativas de aprendizagem

  • Identificar e investigar trocas de matéria e energia na interação da floresta com o ambiente e relacioná-las ao regime de chuvas local e da região do centro-sul do Brasil.
  • Analisar dados meteorológicos, comparando os diversos climas da Amazônia Legal e investigando possíveis relações entre os padrões encontrados, dados sobre desmatamento e evidências de alterações climáticas.
  • Analisar propostas das agendas ambientais e mapear ações e políticas públicas locais que dialoguem com elas.