Bioeconomia em contextos socioambientais amazônicos

Biodiversidade e produção de alimentos

Neste módulo, os estudantes pesquisam o uso da terra, com foco na produção de alimentos em contextos amazônicos, nos impactos socioambientais e na saúde individual e coletiva. Para isso, fazem um mapeamento das práticas agrícolas, identificando tecnologias que podem contribuir com a conservação da sociobiodiversidade. Por fim, para sistematizar aprendizagens, eles criam uma campanha educativa, relacionando alimentação, usos da terra, saúde e tradições culturais.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia
  • Economias da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • em Empreendedorismo
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Biodiversidade amazônica
Bioeconomia
Práticas agrícolas e produção de alimentos
Saúde pública e coletiva

Competências gerais CG 01, CG 02, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCNT01

Investigar e analisar situações-problema e variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.

EMIFCNT02

Levantar e testar hipóteses sobre variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.

EMIFCNT03

Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre a dinâmica dos fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, identificando os diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias.

EMIFCNT04

Reconhecer produtos e/ou processos criativos por meio de fruição, vivências e reflexão crítica sobre a dinâmica dos fenômenos naturais e/ou de processos tecnológicos, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

EMIFCNT10

Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados às Ciências da Natureza podem ser utilizados na concretização de projetos pessoais ou produtivos, considerando as diversas tecnologias disponíveis e os impactos socioambientais.

Atividades

  • Debate sobre práticas agrícolas e produção de alimentos
  • Investigação por meio de entrevistas e pesquisa de campo
  • Leitura de textos científicos
  • Construção de propostas coletivas para promoção da saúde
  • Produção de material educativo
  • Elaboração de um painel de aprendizagens

Expectativas de aprendizagem

  • Mapear práticas agrícolas e tecnologias que contribuem para a conservação de recursos naturais.
  • Investigar o potencial da biodiversidade amazônica na produção de alimentos.
  • Compreender as potencialidades do conhecimento das populações tradicionais para as políticas públicas.