Bioeconomia em contextos socioambientais amazônicos

Bioeconomia, sustentabilidade e recursos naturais

O módulo aborda a sustentabilidade socioambiental de arranjos produtivos amazônicos. Os estudantes analisam cadeias locais e regionais, além das contribuições da ciência e da tecnologia na busca de soluções para a Amazônia Legal. Também, detalham as demandas de energia elétrica da região e analisam o acesso a ela, entendendo-a como direito da população e fator determinante das economias amazônicas. Com base nisso, produzem um manifesto sobre insegurança energética.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Economias da Amazônia
  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • mis Mediação e intervenção sociocultural

Objetos de conhecimento

Biodiversidade amazônica
Bioeconomia
Energia elétrica, exclusão e insegurança energética

Competências gerais CG 02, CG 03, CG 10

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 03

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCG07

Reconhecer e analisar questões sociais, culturais e ambientais diversas, identificando e incorporando valores importantes para si e para o coletivo que assegurem a tomada de decisões conscientes, consequentes, colaboraticcvas e responsáveis.

EMIFCG09

Participar ativamente da proposição, implementação e avaliação de solução para problemas socioculturais e/ou ambientais em nível local, regional, nacional e/ou global, corresponsabilizando-se pela realização de ações e projetos voltados ao bem comum.

EMIFCNT01

Investigar e analisar situações-problema e variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.

EMIFCNT03

Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre a dinâmica dos fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, identificando os diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias.

Atividades

  • Discussões sobre manejo sustentável
  • Elaboração de painel sobre bioeconomia amazônica
  • Investigação sobre acesso à energia elétrica
  • Análises comparativas de arranjos produtivos
  • Produção de manifesto sobre insegurança energética

Expectativas de aprendizagem

  • Analisar a sustentabilidade de uma cadeia produtiva, tomando como referência a economia circular.
  • Reconhecer dados científicos e processos tecnológicos envolvidos em sistemas de automação de projetos.
  • Investigar os impactos da falta de acesso à energia elétrica, avaliando possíveis soluções.
  • Analisar a obtenção de energia elétrica na Amazônia Legal, identificando impactos socioambientais.