Bioeconomia em contextos socioambientais amazônicos

Desenvolvimento da Amazônia e ações legais de conservação da biodiversidade

Neste módulo, os estudantes pesquisam produtos cuja origem está relacionada ao contexto amazônico, com destaque para arranjos produtivos baseados nos saberes dos povos originários e tradicionais, que geram produtos comercializados no mundo todo. Também, entram em contato com o conceito de biopirataria, discutem seus impactos e simulam um júri no qual um caso real é julgado por eles, utilizando conhecimentos e argumentos construídos por meio de pesquisas bibliográficas.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia
  • Economias da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • em Empreendedorismo
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Biodiversidade amazônica
Biopirataria
Pesquisa e desenvolvimento
Plantas medicinais e fitoterápicos

Competências gerais CG 01, CG 02, CG 07, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 07

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCNT01

Investigar e analisar situações-problema e variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.

EMIFCNT02

Levantar e testar hipóteses sobre variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.

EMIFCNT05

Selecionar e mobilizar intencionalmente recursos criativos relacionados às Ciências da Natureza para resolver problemas reais do ambiente e da sociedade, explorando e contrapondo diversas fontes de informação.

EMIFCNT10

Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados às Ciências da Natureza podem ser utilizados na concretização de projetos pessoais ou produtivos, considerando as diversas tecnologias disponíveis e os impactos socioambientais.

EMIFCNT11

Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das Ciências da Natureza para desenvolver um projeto pessoal ou um empreendimento produtivo.

EMIFCNT12

Desenvolver projetos pessoais ou produtivos, utilizando as Ciências da Natureza e suas Tecnologias para formular propostas concretas, articuladas com o projeto de vida.

Atividades

  • Debates sobre biopirataria e formas de combatê-la
  • Simulação de júri sobre casos de biopirataria
  • Pesquisa sobre fármacos
  • Análise de projetos de pesquisa e desenvolvimento
  • Prototipação de plano de pesquisa e desenvolvimento

Expectativas de aprendizagem

  • Pesquisar e analisar casos de inovação relacionados à criação de novos produtos.
  • Analisar impactos sociais, econômicos e ambientais da biopirataria na Amazônia.