Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima do Pará
Um novo componente curricular chega às salas de aula das escolas do estado do Pará (Brasil) em 2024: Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima.
O objetivo é que os estudantes aprendam conhecimentos aprofundados sobre desenvolvimento sustentável, preservação e conservação do meio ambiente, adotando atitudes concretas diante da crise climática. E isso sempre em diálogo com suas realidades, já que estamos falando de adolescentes e jovens que vivem em contextos bastante diversos: há os que estão em grandes centros urbanos, os que estão distantes desses centros, em particular os ribeirinhos, os indígenas e os quilombolas.
Por tratar de um tema urgente e relevante para toda a humanidade, o componente curricular fará parte da formação escolar dos estudantes durante toda a Educação Básica da rede estadual de educação paraense.
Esta política pública é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará, e conta com a parceria do Instituto iungo.
Essa parceria prevê a produção de materiais pedagógicos e de formação continuada para os educadores, com o objetivo de orientar e apoiar o trabalho dos professores e alunos. Todo o processo acontece de forma colaborativa, envolvendo uma escuta ativa com estudantes de escolas do estado, a participação na produção e leitura crítica dos conteúdos por educadores e gestores escolares paraenses, comunidade acadêmica e científica local, representantes de comunidades tradicionais do estado e especialistas do Instituto iungo.
Na prática, os alunos irão participar de percursos de aprendizagem que os convidam a olhar para questões ambientais globais e a relacioná-las aos seus próprios contextos. Isso permite que reconheçam as particularidades de seus territórios e os saberes locais que podem impactar positivamente outras pessoas, regiões e até mesmo servir como modelos de desenvolvimento. Nesse processo, os estudantes vão exercitar o pensamento crítico e criativo, a resolução colaborativa de problemas, além de colocar em ação práticas sustentáveis, éticas, democráticas e solidárias que promovam o bem comum e o bem viver.
Como o componente chegará às escolas do Pará?
Voltado para docentes e estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° anos) e de Ensino Médio da rede estadual de educação do Pará, o componente terá carga horária de 40 horas anuais e será implementado com apoio dos seguintes materiais pedagógicos:
- cadernos para os estudantes, que oferecem um panorama do bimestre, campos para registro de suas principais aprendizagens e descobertas; problematizações para exercitar a reflexão; dicas de conteúdos sobre meio ambiente e sustentabilidade; roteiros de atividades práticas, voltadas à ação; campos para escrita e intervenções dos estudantes.
- cadernos para os professores, com o percurso de aprendizagem de cada bimestre. Trazem, por exemplo, a organização das atividades em situações de aprendizagem; conteúdos específicos sobre meio ambiente e sustentabilidade; boxes sobre questões ambientais do Pará e da Amazônia Legal; estratégias pedagógicas e metodológicas; orientações para avaliações processuais e formativas. Os cadernos dão subsídios aos professores para planejar as aulas e instigar a participação ativa dos estudantes.
A Secretaria de Estado de Educação do Pará e o Instituto iungo também irão realizar a formação dos professores da rede estadual, de modo que aprofundem os conhecimentos sobre o tema, se apropriem dos materiais e conduzam a implementação dos do componente curricular junto aos seus alunos, nas escolas.
Conheça a seguir um resumo do material inicial do componente, relativo ao 1º bimestre letivo de 2024.
Percursos de aprendizagem do 1° bimestre
Conheça os Itinerários Amazônicos
A parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Pará e o Instituto iungo – que abrange agora a criação do novo componente de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima – já vigora desde o início de 2023, por meio do programa Itinerários Amazônicos.
Os Itinerários Amazônicos disponibilizam conteúdo pedagógico sobre temas amazônicos para o Ensino Médio, produzido em colaboração com jovens, educadores e secretarias de educação da Amazônia Legal. Oferece, ainda, formação continuada às equipes das redes de ensino parceiras para implementação nas escolas.
Os Itinerários Amazônicos já estão sendo utilizados nas salas de aula da rede estadual de ensino do Pará, bem como de outros 7 estados parceiros na Amazônia Legal.