Ativismos amazônicos e usos criativos das linguagens

Geopolíticas amazônicas e disputas de poder

Orientados pela questão “Que relações existem entre as manifestações artísticas e as geopolíticas amazônicas?”, neste módulo os estudantes apreciam e analisam obras artístico-culturais, além de usarem criativamente as linguagens artísticas. Para compreender as dinâmicas sociais e as relações de poder inseridas na temática da geopolítica, os jovens entrevistam pessoas da comunidade escolar e/ou de seu entorno e constroem uma coletânea de memórias dos territórios.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 40 horas

Temáticas abordadas

  • Geopolíticas da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Práticas discursivas
Manifestações socioculturais e processos criativos
Geopolíticas amazônicas e território

Competências gerais CG 02, CG 04, CG 09, CG 10

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 09

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFLGG01

Investigar e analisar a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de um ou mais campos de atuação social e considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias.

EMIFLGG04

Reconhecer produtos e/ou processos criativos por meio de fruição, vivências e reflexão crítica sobre obras ou eventos de diferentes práticas artísticas, culturais e/ou corporais, ampliando o repertório/domínio pessoal sobre o funcionamento e os recursos da(s) língua(s) ou da(s) linguagem(ns).

EMIFLGG05

Selecionar e mobilizar intencionalmente, em um ou mais campos de atuação social, recursos criativos de diferentes línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), para participar de projetos e/ou processos criativos.

Atividades

  • Apreciação de manifestações artísticas
  • Análise e uso das linguagens artístico-culturais
  • Produção de artefatos artísticos
  • Realização de entrevistas
  • Construção de coletânea de memórias

Expectativas de aprendizagem

  • Fruir e apreciar manifestações artísticas e socioculturais nos contextos da Amazônia Legal.
  • Fazer curadoria de artefatos e de manifestações artístico-culturais.
  • Realizar pesquisa de campo e bibliográfica e interpretar dados.
  • Diagnosticar problemas relativos a conflitos, ausência de políticas públicas e desrespeito a direitos constitucionais.
  • Criar peça midiática/artístico-cultural para abordar problemática ligada à geopolítica amazônica.