Desmatamentos e conservação na região Amazônica

Povos amazônidas: tecnologias ambientais e diferentes perspectivas de desenvolvimento

No módulo, os jovens pesquisam experiências de povos tradicionais e indígenas relacionadas à interação e à conservação da floresta. Consideram-se aspectos como modos de vida, manejos da floresta, técnicas agrícolas, extrativismo e pesca. Com base no conceito de racismo ambiental, os estudantes também criam um coletivo de jovens para atuar em prol dos direitos humanos, da sustentabilidade e por uma sociedade mais justa.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • em Empreendedorismo
  • ic Investigação científica
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Tecnologias ambientais dos povos e das comunidades tradicionais e indígenas
Racismo ambiental
Representação dos povos e das comunidades tradicionais e indígenas e juventudes amazônidas
Desmatamento

Competências gerais CG 02, CG 07, CG 10

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 07

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCHSA01

Investigar e analisar situações-problema envolvendo temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias.

EMIFCHSA06

Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais relacionados a temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global.

EMIFCHSA10

Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas podem ser utilizadas na concretização de projetos pessoais ou produtivos, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, considerando as diversas tecnologias disponíveis, os impactos socioambientais, os direitos humanos e a promoção da cidadania.

EMIFCHSA11

Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para desenvolver um projeto pessoal ou um empreendimento produtivo, em âmbito local, regional, nacional e/ou global.

Atividades

  • Leituras e debates
  • Análise de dados e estatísticas
  • Estudos de caso
  • Pesquisa
  • Exercício de criação de coletivos de jovens
  • Debate
  • Produção de podcast

Expectativas de aprendizagem

  • Pesquisar sobre tecnologias ambientais dos povos tradicionais e indígenas e sistematizar suas experiências.
  • Refletir sobre os desafios enfrentados pelos povos tradicionais e indígenas na região amazônica, com foco no conceito de racismo ambiental.
  • Analisar as diversas formas de representação desses grupos e a relação com a participação da juventude amazônida no combate à degradação ambiental, a fim de projetar a criação de um coletivo de jovens.
  • Produzir podcasts, ou outras formas de divulgação, apresentando experiências de atuação do coletivo juvenil.