Práticas de linguagens para se (re)conhecer e agir como parte da Terra

Práticas de linguagens para a compreensão de si como parte da vida na Terra

No módulo, os estudantes entram em contato com diferentes perspectivas e discursos sobre dilemas relativos a responsabilidades pessoais e coletivas para a preservação da vida humana na Terra, com foco em referências e questões da região amazônica. Também, exploram textos em diferentes linguagens, construindo um repertório que lhes dê apoio para engajarem-se criticamente em projetos socioculturais e ambientais.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia
  • Identidades e culturas da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • pc Processos criativos
  • ic Investigação científica
  • mis Mediação e intervenção sociocultural

Objetos de conhecimento

Apreciação e réplica de diferentes discursos sobre a temática do módulo
Práticas de estudos e pesquisa
Processos identitários
Culturas juvenis
Projetos de vida

Competências gerais CG 02, CG 03, CG 04, CG 10

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 03

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCG03

Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.

EMIFLGG04

Reconhecer produtos e/ou processos criativos por meio de fruição, vivências e reflexão crítica sobre obras ou eventos de diferentes práticas artísticas, culturais e/ou corporais, ampliando o repertório/domínio pessoal sobre o funcionamento e os recursos da(s) língua(s) ou da(s) linguagem(ns).

EMIFLGG05

Selecionar e mobilizar intencionalmente, em um ou mais campos de atuação social, recursos criativos de diferentes línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), para participar de projetos e/ou processos criativos.

EMIFLGG07

Identificar e explicar questões socioculturais e ambientais passíveis de mediação e intervenção por meio de práticas de linguagem.

Atividades

  • Debates sobre dilemas relativos à preservação da vida
  • Práticas de estudos e pesquisas
  • Produções que refletem processos identitários e pertenças culturais
  • Contemplação de obras artísticas que relacionam a destruição e a preservação da Amazônia
  • Apreciação de relatos de jovens que atuam em suas comunidades e/ou causas socioambientais

Expectativas de aprendizagem

  • Apreciar manifestações artístico-culturais relacionadas às temáticas do módulo.
  • Analisar e incorporar recursos das linguagens e seus efeitos de sentido.
  • Exercitar a curiosidade investigativa para ampliar a compreensão das temáticas propostas.
  • Compreender e usar com intencionalidade os conceitos estruturantes para as temáticas discutidas.
  • Estabelecer relações entre as aprendizagens do módulo e os projetos de vida.