Práticas de linguagens para se (re)conhecer e agir como parte da Terra

Práticas de linguagens para investigar e agir pela Terra

No módulo, os jovens constroem projetos com base no tema “E eu com Gaia?”, abrangendo etapas de planejamento, execução, avaliação e divulgação de ações de investigação e intervenção sociocultural. Ao longo do percurso, os estudantes participam de processos de investigação científica e analisam o uso criativo de recursos da linguagem, fazem curadoria de conteúdos e articulam diferentes perspectivas, discursos e fontes de conhecimento.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia
  • Identidades e culturas da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • mis Mediação e intervenção sociocultural
  • ic Investigação científica
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Processos de autoria e de criação colaborativa com práticas e gêneros de diferentes campos de atuação
Processos de investigação temática com base no tema “E eu com Gaia?”
Projetos de investigação e intervenção

Competências gerais CG 02, CG 03, CG 04, CG 08, CG 10

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 03

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 08

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCG01

Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.

EMIFCG03

Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.

EMIFLGG04

Reconhecer produtos e/ou processos criativos por meio de fruição, vivências e reflexão crítica sobre obras ou eventos de diferentes práticas artísticas, culturais e/ou corporais, ampliando o repertório/domínio pessoal sobre o funcionamento e os recursos da(s) língua(s) ou da(s) linguagem(ns).

EMIFLGG05

Selecionar e mobilizar intencionalmente, em um ou mais campos de atuação social, recursos criativos de diferentes línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), para participar de projetos e/ou processos criativos.

EMIFLGG06

Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais, utilizando as diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; línguas; linguagens corporais e do movimento, entre outras), em um ou mais campos de atuação social, combatendo a estereotipia, o lugar-comum e o clichê.

EMIFLGG07

Identificar e explicar questões socioculturais e ambientais passíveis de mediação e intervenção por meio de práticas de linguagem.

EMIFLGG09

Propor e testar estratégias de mediação e intervenção sociocultural e ambiental, selecionando adequadamente elementos das diferentes linguagens.

Atividades

  • Análise de discursos
  • Curadoria de informações
  • Planejamento de projeto
  • Produção de roteiro de investigação e intervenção
  • Pesquisa bibliográfica e/ou de campo
  • Construção de mapas conceituais

Expectativas de aprendizagem

  • Articular diferentes perspectivas e fontes de conhecimento.
  • Incorporar recursos de linguagens nos projetos de investigação e intervenção.
  • Aprofundar conhecimentos sobre práticas e gêneros que serão usados nos projetos.
  • Estabelecer relações entre as aprendizagens do módulo e os projetos de vida.
  • Compreender e usar com intencionalidade os conceitos estruturantes para as temáticas discutidas.