Projetos de vida: autoconhecimento, juventudes e formas de habitar o mundo

Relacionar-se: pessoas, contextos e juventudes

Este módulo convida a pensar sobre o que é ser jovem e sobre elementos que formam múltiplas identidades juvenis em diferentes condições socioculturais. Para isso, os estudantes se voltam para os lugares onde vivem, a fim de observar e de representar suas relações com o território. Eles também analisam noções de juventude, sob vários pontos de vista e campos do saber, e problematizam os papéis sociais dos jovens. Além disso, conhecem biografias de jovens amazônidas engajados em causas sociais.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Identidades e culturas da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • mis Mediação e intervenção sociocultural
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Projetos de vida
Autoconhecimento
Identidade
Juventudes no Brasil e na Amazônia
Participação e mobilização social

Competências gerais CG 06, CG 09, CG 10

CG 06

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

CG 09

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCG06

Difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas, analógicas e digitais, com confiança e coragem, assegurando que alcancem os interlocutores pretendidos.

EMIFCG07

Reconhecer e analisar questões sociais, culturais e ambientais diversas, identificando e incorporando valores importantes para si e para o coletivo que assegurem a tomada de decisões conscientes, consequentes, colaboraticcvas e responsáveis.

EMIFCG08

Compreender e considerar a situação, a opinião e o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e resiliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de conflitos, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade.

Atividades

  • Construção de mapas afetivos
  • Pesquisas sobre jovens ativistas amazônidas
  • Produção coletiva de materiais sobre juventudes
  • Reflexões sobre representações sociais das juventudes

Expectativas de aprendizagem

  • Compreender aspectos sociais, históricos e culturais que as identidades carregam.
  • Problematizar estereótipos relacionados às juventudes, sobretudo em relação às juventudes amazônicas.
  • Reconhecer seu jeito de ser jovem, expressar pontos de vista e agir com autonomia e responsabilidade.
  • Comprometer-se com a construção de projetos que visem ao bem comum, com ênfase em contextos da Amazônia.