Sobre o programa
A Amazônia é, reconhecidamente, um território fundamental para o Brasil e para o mundo, em termos ambientais, sociais e econômicos. No entanto, será que os jovens do Ensino Médio aprendem sobre toda essa complexidade e são desafiados a incorporar a Amazônia como parte de suas identidades? Para assegurar que sim, o programa Itinerários Amazônicos busca povoar de Amazônias (sim, no plural!) os currículos brasileiros.
Em suas iniciativas de formação e produção de materiais pedagógicos, o programa reconhece a centralidade da Amazônia nas discussões sobre desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e valorização de saberes tradicionais favoráveis à defesa da floresta em pé. Também, defende a região como território composto por múltiplas culturas, vozes e visões que, juntas, produzem Amazônias carregadas de sentidos, experiências e projetos.
O programa é uma realização dos institutos iungo e Reúna e da rede Uma Concertação pela Amazônia, em parceria e com investimentos do BNDES, do Fundo de Sustentabilidade Hydro, do Instituto Arapyaú, do Movimento Bem Maior e patrocínio da Vale.
Quais são as ações dos Itinerários Amazônicos?
O programa possui duas frentes, estruturadas em torno das premissas educacionais do Ensino Médio, em articulação a questões, temáticas e saberes amazônicos:
- Disponibilização gratuita de materiais pedagógicos organizados em unidades curriculares e módulos, para composição de currículos de Ensino Médio.
- Realização de processos formativos para professores, gestores escolares e técnicos de educação de redes de ensino parceiras da Amazônia Legal.
A produção dos Itinerários Amazônicos contou com a participação de mais de 120 pessoas, incluindo educadores e jovens amazônicos, representantes de secretarias de educação dos estados da Amazônia Legal e especialistas em educação de todo o país.
O que são as unidades curriculares dos Itinerários Amazônicos?
São percursos de ensino e aprendizagem customizáveis às diversas arquiteturas curriculares de Ensino Médio. Elas combinam questões e temáticas amazônicas aos saberes, aos métodos e às especificidades das seguintes áreas:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
- Linguagens e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Projetos de Vida
- Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPT)
Disponibilizamos às redes de ensino e seus educadores um conjunto de materiais de apoio para as unidades curriculares, que apresentam orientações detalhadas para apoiar o trabalho em sala de aula e o aprofundamento da formação docente. Quatro temáticas organizam as produções. São elas:
- Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia
- Geopolíticas da Amazônia
- Identidades e culturas da Amazônia
- Economias da Amazônia
Cada uma delas se abre em subtemas amplos e complexos o suficiente para se desdobrarem em situações de aprendizagem ancoradas nos saberes, nas competências e nas habilidades das áreas do conhecimento.
São pressupostos pedagógicos das unidades curriculares:
- Ampliação e aprofundamento das aprendizagens da Formação Geral Básica, conforme premissas legais do Ensino Médio e dos Referenciais Curriculares para a elaboração de Itinerários Formativos.
- Metodologias ativas de aprendizagem, que mobilizam a participação dos estudantes no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.
- Avaliação formativa, entendida como prática intencional e sistemática que compõe os processos de ensino e aprendizagem.
Conheça as unidades curriculares e módulos dos Itinerários Amazônicos na página inicial do site.
Ficha Técnica
Realização
INSTITUTO IUNGO
Paulo Emílio de Castro Andrade Presidente
Alcielle dos Santos Diretora de educação
Joana Rennó Diretora de estratégia e implementação
INSTITUTO REÚNA
Kátia Stocco Smole Diretora-Executiva
UMA CONCERTAÇÃO PELA AMAZÔNIA
Fernanda Rennó Secretaria Executiva
Lívia Pagotto Secretaria Executiva
PARCERIA
BNDES
Fundo Sustentabilidade Hydro
Instituto Arapyaú
Movimento Bem Maior
PATROCÍNIO
Vale
PROGRAMA ITINERÁRIOS AMAZÔNICOS
IDEALIZAÇÃO
Fernanda Rennó Uma Concertação pela Amazônia
Joana Rennó Instituto iungo
Paulo Emílio de Castro Andrade Instituto iungo
COORDENAÇÃO GERAL
Samuel Andrade
EQUIPE PEDAGÓGICA
Carlos Gomes de Castro Coordenador - EPT
Carolina Miranda
Cyinthia Sanches Coordenadora - áreas do conhecimento
Regina Tunes Coordenadora - áreas do conhecimento
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Thamara Strelec
COORDENAÇÃO INSTITUTO REÚNA
Daniel Cordeiro
APOIO À COORDENAÇÃO
Camilly Lima
Stefanny Lopes
Vanessa Costa Trindade
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
EQUIPE
Alcielle dos Santos
Antonio Carlos Oscar Júnior
Carlos Gomes de Castro
Carolina Miranda
Cléa Ferreira
Cynthia Sanches
Fabiana Cabral Silva
Fernanda Rennó
Graziela Santos
Izadora Ribeiro Perkorki
Jefferson Sodré Meneses
Joana Rennó
Juliana Frizzoni Candian
Kátia Stocco Smole
Léa Camargo
Marisa Balthasar
Michele Borges
Paulo Emílio de Castro Andrade
Regina Tunes
Renata Alencar
Renata Monaco
Samuel Andrade
Thamara Strelec
GESTORES, TÉCNICOS E EDUCADORES DE REDES DE ENSINO
Aldevânia Barreto de Matos SEED Roraima
Alisson Thiago Pereira SEDUC Amazonas
Antonio Fonseca da Cunha SEDUC Pará
Carmem Lúcia Souza SEDUC Amazonas
Cleiberton Souza SEED Amapá
Darlete Souza do Nascimento SEED Roraima
Edilma da Silva Ribeiro SEED Roraima
Stella Damas SEED Roraima
Irene Pereira SEED Roraima
Lucia Regina Andrade SEDUC Amazonas
Melina Tonini SEDUC Rondônia
Monalisa Santos Silva SEDUC Maranhão
Regina Pereira SEDUC Maranhão
Ricardo Santa Cruz SEED Roraima
Salomão Souza Alencar SEDUC Amazonas
Simone Batista SEED Roraima
JOVENS AMAZÔNICOS
Alana Manchineri Amapá
Bruna Lima Rio Branco | Acre
Hannah Balieiro Rondônia
Ingrid Maria Aviz de Araújo Ananindeua | Pará
Karina Penha São José de Ribamar | Maranhão
Odenilze Ramos Carão, Baixo Rio Negro | Amazonas
Oreme Ikpeng Xingu | Mato Grosso
Pedro Alace Agrovila Itaqui, Castanhal | Pará
Pí Suruí Acre
ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO
Ana Luísa Gonçalves
Fernanda Saeme
Nádia Cardoso
Paulo Cunha
Thiago Henrique
MOBILIZAÇÃO DE JOVENS
Ricardo Penido
MAPEAMENTO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
PORVIR
CONVIDADOS DO SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO TEMÁTICO
Dilson Gomes Nascimento SEDUC Amazonas
Maickson Serrão SEDUC Amazonas
Tatiana Schor
COMUNICAÇÃO E DESIGN
COORDENADORA DE COMUNICAÇÃO
Angela Maris do Nascimento
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO - COMUNICAÇÃO
Ana Catarina Parisi Pinheiro
Camila Saraiva Gonçalves
IDENTIDADE VISUAL E PROJETO GRÁFICO
Cláudio Valentin
Denis Leroy
Renan da Silva Araújo
ILUSTRAÇÕES
Denis Leroy
ASSESSORIA PARA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
Regiany Silva Porvir
Tatiana Klix Porvir
PLATAFORMA DIGITAL
Porvir Produção Executiva
Sintrópika Design e Desenvolvimento
Produção de conteúdo
Desmatamentos e conservação na região Amazônica
COORDENAÇÃO
Pablo de Oliveira de Mattos
CONCEPÇÃO E REDAÇÃO
André Sekkel Cerqueira
Caroline Bárbara
Katrine Katiusse de Andrade
Syntia Alves
LEITURA CRÍTICA
Regina Tunes
Josildo Severino de Oliveira - SEDUC Amazonas
Claudemes Vieira Sousa - SEED Roraima
Guaraci Assis Pastana - SEED Amapá
Luzinéia Guimarães Alencar - SEDUC Mato Grosso
EDIÇÃO PEDAGÓGICA
Camila Tribess
Carolina Miranda
APOIO À CONCEPÇÃO - JOVENS AMAZÔNICAS
Elciane Valente de Meneses de Almeida
Marta Rayane da Silva Gomes
APOIO À CONCEPÇÃO - TÉCNICOS E EDUCADORES DE REDES DE ENSINO
Edilene Nascimento Barbosa - SEED Amapá
Italo Bruno Paiva Gonçalves - SEDUC Tocantins
Marta Clementina Silva de Melo - SEED Roraima
Sheyla Regina Jafra Cordeiro - SEDUC Amazonas
ESPECIALISTA TEMÁTICO
Georgia Jordão
PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICO
Camila Tribess
Carlos Gomes de Castro
Léa Camargo
Formação da região amazônica: fronteiras, territórios e desigualdades
COORDENAÇÃO
Pablo de Oliveira de Mattos
CONCEPÇÃO E REDAÇÃO
André Sekkel Cerqueira
Caroline Bárbara
Katrine Katiusse De Andrade
Syntia Alves
LEITURA CRÍTICA
Regina Tunes
Josildo Severino de Oliveira - SEDUC Amazonas
Claudemes Vieira Sousa - SEED Roraima
Guaraci Assis Pastana - SEED Amapá
Luzinéia Guimarães Alencar - SEDUC Mato Grosso
EDIÇÃO PEDAGÓGICA
Camila Tribess
Carolina Miranda
APOIO À CONCEPÇÃO - JOVENS AMAZÔNICAS
Elciane Valente de Meneses de Almeida
Marta Rayane da Silva Gomes
APOIO À CONCEPÇÃO - TÉCNICOS E EDUCADORES DE REDES DE ENSINO
Edilene Nascimento Barbosa - SEED Amapá
Italo Bruno Paiva Gonçalves - SEDUC Tocantins
Marta Clementina Silva de Melo - SEED Roraima
Sheyla Regina Jafra Cordeiro - SEDUC Amazonas
ESPECIALISTA TEMÁTICO
Giovani José da Silva
PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICO
Camila Tribess
Bioeconomia em contextos socioambientais amazônicos
COORDENAÇÃO
Paulo Roberto da Cunha
CONCEPÇÃO E REDAÇÃO
Gilberto Stam
Jefferson Sodré Meneses
Kátia Henrique
LEITURA CRÍTICA
Ana Lúcia Ramos Auricchio
Dayane Oliveira Rodrigues - SEED Roraima
Eronildo Cornélio de Castro - SEED Roraima
Manoel Feitosa Jeffreys - SEDUC Amazonas
Vanessa Costa Trindade
EDIÇÃO PEDAGÓGICA
Carolina Miranda
Vanessa Costa Trindade
APOIO À CONCEPÇÃO - JOVENS AMAZÔNICOS
Davi Lima Melo
Guilherme Lima Freitas
APOIO À CONCEPÇÃO - TÉCNICOS E EDUCADORES DE REDES DE ENSINO
Dorielson França da Costa - SEED Amapá
Rosimar Magalhães Santana - SEED Roraima
Vinicius Faria de Oliveira - SEDUC Amazonas
ESPECIALISTA TEMÁTICO
Georgia Jordão
PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICO
Carolina Miranda
Biodiversidade amazônica: das origens à ocupação humana
COORDENAÇÃO
Paulo Roberto da Cunha
CONCEPÇÃO E REDAÇÃO
Gilberto Stam
Jefferson Sodré Meneses
Kátia Henrique
LEITURA CRÍTICA
Ana Lúcia Ramos Auricchio
Dayane Oliveira Rodrigues - SEED Roraima
Eronildo Cornélio De Castro - SEED Roraima
Manoel Feitosa Jeffreys - SEDUC Amazonas
Vanessa Costa Trindade
EDIÇÃO PEDAGÓGICA
Carolina Miranda
Vanessa Costa Trindade
APOIO À CONCEPÇÃO - JOVENS AMAZÔNICOS
Davi Lima Melo
Guilherme Lima Freitas
APOIO À CONCEPÇÃO - TÉCNICOS E EDUCADORES DE REDES DE ENSINO
Dorielson França da Costa - SEED Amapá
Rosimar Magalhães Santana - SEED Roraima
Vinicius Faria de Oliveira - SEDUC Amazonas
ESPECIALISTA TEMÁTICO
Edson Grandisoli
PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICO
Carolina Miranda
O mundo do trabalho e as diferentes linguagens para empreender
COORDENAÇÃO
Eliane Aguiar
CONCEPÇÃO E REDAÇÃO
Abel Xavier
Eduardo Francini
Juliana Leão
Kátia Chiaradia
Mariano Medeiros
LEITURA CRÍTICA
Andressa Almeida de Souza Limeira - SEE Acre
Genilza Silva Cunha - SEED Roraima
Helena Schmid
Lauro Luiz Pereira Silva - SEDUC Mato Grosso
Marisa Balthasar
Rauciele da Silva Cazuza - SEDUC Amazonas
EDIÇÃO PEDAGÓGICA
Cynthia Sanches
Helena Schmid
Marisa Balthasar
APOIO À CONCEPÇÃO - JOVENS AMAZÔNICOS
Arthur Mello Moda Santos
Samia Letícia Nascimento Gonçalves
APOIO À CONCEPÇÃO - TÉCNICOS E EDUCADORES DE REDES DE ENSINO
Andrea de Lima Siqueira - SEED Roraima
Hemelly Silva Areias - SEDUC Amazonas
Mário Luiz Leite Lobato - SEED Amapá
ESPECIALISTA TEMÁTICO
Laercio Furquim Junior
PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICO
Eliane Aguiar
Ativismos amazônicos e usos criativos das linguagens
COORDENAÇÃO
Eliane Aguiar
CONCEPÇÃO E REDAÇÃO
Abel Xavier
Eduardo Francini
Juliana Leão
Kátia Chiaradia
Mariano Medeiros
LEITURA CRÍTICA
Andressa Almeida De Souza Limeira - SEE Acre
Genilza Silva Cunha - SEED Roraima
Helena Schmid
Lauro Luiz Pereira Silva - SEDUC Mato Grosso
Marisa Balthasar
Rauciele Da Silva Cazuza - SEDUC Amazonas
EDIÇÃO PEDAGÓGICA
Helena Schmid
APOIO À CONCEPÇÃO - JOVENS AMAZÔNICOS
Arthur Mello Moda Santos
Samia Letícia Nascimento Gonçalves
APOIO À CONCEPÇÃO - TÉCNICOS E EDUCADORES DE REDES DE ENSINO
Andrea de Lima Siqueira - SEED Roraima
Hemelly Silva Areias - SEDUC Amazonas
Mário Luiz Leite Lobato - SEED Amapá
ESPECIALISTA TEMÁTICO
Laércio Furquim Junior
PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICO
Eliane Aguiar
Práticas de linguagens para se (re)conhecer e agir como parte da Terra
COORDENAÇÃO, CONCEPÇÃO E REDAÇÃO
Carolina Miranda
Marisa Balthasar
LEITURA CRÍTICA
Ana Maria de Lucena Rodrigues
Andressa Almeida de Souza Limeira - SEE Acre
Daniella Scalet
Fernanda Rennó
Helena Schmid
Rauciele da Silva Cazuza - SEDUC Amazonas
Regina Tunes
Renata Alencar
EDIÇÃO PEDAGÓGICA
Helena Schmid
APOIO À CONCEPÇÃO - JOVEM AMAZÔNICA
Rakel Caminha
APOIO À CONCEPÇÃO - EQUIPE IUNGO
Alcielle Santos
Carlos Gomes de Castro
Fernanda Rennó
Michele Borges
Renata Alencar
Samuel Andrade
ESPECIALISTA TEMÁTICO
Giovani José da Silva
PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICO
Carolina Miranda
Como usar a Matemática para entender e atuar no mundo do trabalho na Amazônia
COORDENAÇÃO
Luciana Tenuta (Mathema)
CONCEPÇÃO E REDAÇÃO
Aline Mendes Geraldi
Maria Ignez Diniz (Mathema)
Rodrigo Blanco Morozetti (Mathema)
LEITURA CRÍTICA
Anselmo Luis Correa da Silva - SEDUC Amazonas
Camila Tribess
Célio de Melo Souza - SEE Acre
Helena Schmid
Michele Andréia Borges
Rodrigo Capparelli Fonseca
EDIÇÃO PEDAGÓGICA
Camila Tribess
Helena Schmid
APOIO À CONCEPÇÃO - JOVEM AMAZÔNICA
Raiane Da Silva
APOIO À CONCEPÇÃO - TÉCNICOS E EDUCADORES DE REDES DE ENSINO
Dionísio José da Costa Sá - SEED Roraima
Hellen Grace Melo Gomes - SEDUC Amazonas
Osvair Mussato - SEED Roraima
Solange Mussato - SEED Roraima
ESPECIALISTA TEMÁTICO
Laercio Furquim Junior
PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICO
Camila Tribess
Compreendendo a influência da Amazônia no clima do Brasil e do mundo por meio da análise de dados
COORDENAÇÃO
Luciana Tenuta (Mathema)
CONCEPÇÃO E REDAÇÃO
Aline Mendes Geraldi
Maria Ignez Diniz (Mathema)
Rodrigo Blanco Morozetti (Mathema)
LEITURA CRÍTICA
Anselmo Luis Correa da Silva - SEDUC Amazonas
Camila Tribess
Célio de Melo Souza - SEE Acre
Helena Schmid
Michele Andréia Borges
Rodrigo Capparelli Fonseca
EDIÇÃO PEDAGÓGICA
Camila Tribess
Helena Schmid
APOIO À CONCEPÇÃO - JOVEM AMAZÔNICA
Raiane da Silva
APOIO À CONCEPÇÃO - TÉCNICOS E EDUCADORES DE REDES DE ENSINO
Dionísio José da Costa Sá - SEED Roraima
Hellen Grace Melo Gomes - SEDUC Amazonas
Osvair Mussato - SEED Roraima
Solange Mussato - SEED Roraima
ESPECIALISTAS TEMÁTICOS
Antônio Oscar
Edson Grandisoli
PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICO
Camila Tribess
Projetos de vida: autoconhecimento, juventudes e formas de habitar o mundo
COORDENAÇÃO
Carlos Gomes de Castro
Samuel Andrade
CONCEPÇÃO E REDAÇÃO
Carolina Miranda
Talita Troleze
LEITURA CRÍTICA
Antônio Orlando Ferreira de Castro - SEDUC Pará
Helena Schmid
Leonan Pereira Rodrigues - SEDUC Maranhão
Leonora de Jesus Mendes Tavares - SEDUC Maranhão
Mércia Cristina Gomes Cavalcante - SEDUC Maranhão
Soraya do Nascimento Alves - SEE Acre
Viviane Potenza Guimarães Pinheiro Fonseca
EDIÇÃO PEDAGÓGICA
Helena Schmid
APOIO À CONCEPÇÃO - JOVENS AMAZÔNICOS
Odenilze Ramos
Osvaldo de Albuquerque Campelo Neto
Paulo Cardoso da Silva
APOIO À CONCEPÇÃO - TÉCNICOS E EDUCADORES DE REDES DE ENSINO
Cristiane Araujo Lima - SEDUC Maranhão
Fernanda Rodrigues do Nascimento - SEED Roraima
Laurita Maria P. L. Veloso Gerbis - SEDUC Tocantins
Leonan Pereira Rodrigues - SEDUC Maranhão
Leonora de Jesus Mendes Tavares - SEDUC Maranhão
Márcia Pinto de Carvalho - SEED Amapá
Mércia Cristina Gomes Cavalcante - SEDUC Maranhão
ESPECIALISTA TEMÁTICO
Giovani José da Silva
PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICO
Carlos Gomes de Castro
Projetos de vida: escolhas, planos e mundo do trabalho
COORDENAÇÃO
Carlos Gomes de Castro
Samuel Andrade
CONCEPÇÃO E REDAÇÃO
Carolina Miranda
Talita Troleze
LEITURA CRÍTICA
Antônio Orlando Ferreira de Castro - SEDUC Pará
Helena Schmid
Leonan Pereira Rodrigues - SEDUC Maranhão
Leonora de Jesus Mendes Tavares - SEDUC Maranhão
Mércia Cristina Gomes Cavalcante - SEDUC Maranhão
Soraya do Nascimento Alves - SEE Acre
Viviane Potenza Guimarães Pinheiro Fonseca
EDIÇÃO PEDAGÓGICA
Helena Schmid
APOIO À CONCEPÇÃO - JOVENS AMAZÔNICOS
Odenilze Ramos
Osvaldo de Albuquerque Campelo Neto
Paulo Cardoso da Silva
APOIO À CONCEPÇÃO - TÉCNICOS E EDUCADORES DE REDES DE ENSINO
Cristiane Araujo Lima - SEDUC Maranhão
Fernanda Rodrigues do Nascimento - SEED Roraima
Laurita Maria P. L. Veloso Gerbis - SEDUC Tocantins
Leonan Pereira Rodrigues - SEDUC Maranhão
Leonora de Jesus Mendes Tavares - SEDUC Maranhão
Márcia Pinto de Carvalho - SEED Amapá
Mércia Cristina Gomes Cavalcante - SEDUC Maranhão
ESPECIALISTA TEMÁTICO
Laercio Furquim Junior
PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICO
Carlos Gomes de Castro
Amazônia, juventudes e o mundo do trabalho
COORDENAÇÃO
Carlos Gomes de Castro
Paulo Roberto da Cunha
CONCEPÇÃO E REDAÇÃO
Carlos Gomes de Castro
Nicole Maset
LEITURA CRÍTICA
Fernanda Rodrigues - SEED RORAIMA
Laércio Furquim
Mirna Justa Nogueira - SEE ACRE
EDIÇÃO PEDAGÓGICA
Carolina Miranda
Carlos Gomes de Castro
APOIO À CONCEPÇÃO - JOVENS AMAZÔNICOS
Odenilze Ramos
Osvaldo de Albuquerque Campelo Neto
Arthur Melo Moda Santos
ESPECIALISTA TEMÁTICO
Miranda Zoppi
Mundo do trabalho e desenvolvimento sustentável: questões amazônicas, agenda 2030 e ODS
COORDENAÇÃO
Carlos Gomes de Castro
Paulo Roberto da Cunha
CONCEPÇÃO E REDAÇÃO
Edson Grandisoli
Nicole Maset
LEITURA CRÍTICA
Fernanda Rodrigues - SEED RORAIMA
Hadaquel da Silva Alcântara - SEDUC AMAZONAS
Laércio Furquim
EDIÇÃO PEDAGÓGICA
Carolina Miranda
Carlos Gomes de Castro
Samuel Andrade
APOIO À CONCEPÇÃO - JOVENS AMAZÔNICOS
Odenilze Ramos
Osvaldo de Albuquerque Campelo Neto
Arthur Melo Moda Santos
ESPECIALISTA TEMÁTICO
Georgia Jordão
EDIÇÃO DE TEXTO E REVISÃO ORTOGRÁFICA
Ana Elisa Faria do Amaral
Diogo da Costa Rufatto
Jaqueline Couto Kanashiro
Lucas Tadeu de Oliveira
Marcia Glenadel Gnanni
Mariane Genaro
DIAGRAMAÇÃO
Natália Xavier
Renan da Silva Araújo
Victor Soares
Wellington Tadeu