Como usar a Matemática para entender e atuar no mundo do trabalho na Amazônia

Tipos de ocupação na Amazônia: usando a Matemática para pensar o futuro

O módulo aborda os trabalhos formais e informais na Amazônia, ligados a cooperativas, associações e empreendimentos diversos, a fim de identificar impactos, desafios e oportunidades. Os estudantes realizam pesquisas qualitativas e quantitativas e se apropriam de ferramentas matemáticas para responder à pergunta: “Como posso usar a Matemática para prever como determinada ocupação estará nos próximos anos?”. Os resultados encontrados são apresentados em gráficos e relatos de entrevista.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 40 horas

Temáticas abordadas

  • Economias da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • em Empreendedorismo
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Gráficos e diagramas estatísticos
Medidas de tendência central
Medidas de dispersão
Escala Likert
Probabilidade
Estudo gráfico de funções
Taxa de variação de uma função

Competências gerais CG 01, CG 02, CG 04, CG 06, CG 07, CG 09

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 06

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

CG 07

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CG 09

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFMAT01

Investigar e analisar situações-problema identificando e selecionando conhecimentos matemáticos relevantes para uma dada situação, elaborando modelos para sua representação.

EMIFMAT02

Levantar e testar hipóteses sobre variáveis que interferem na explicação ou resolução de uma situação-problema elaborando modelos com a linguagem matemática para analisá-la e avaliar sua adequação em termos de possíveis limitações, eficiência e possibilidades de generalização.

EMIFMAT03

Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre a contribuição da Matemática na explicação de fenômenos de natureza científica, social, profissional, cultural, de processos tecnológicos, identificando os diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias.

EMIFMAT05

Selecionar e mobilizar intencionalmente recursos criativos relacionados à Matemática para resolver problemas de natureza diversa, incluindo aqueles que permitam a produção de novos conhecimentos matemáticos, comunicando com precisão suas ações e reflexões relacionadas a constatações, interpretações e argumentos, bem como adequando-os às situações originais.

EMIFMAT10

Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados à Matemática podem ser utilizados na concretização de projetos pessoais ou produtivos, considerando as diversas tecnologias disponíveis e os impactos socioambientais.

Atividades

  • Levantamento de dados utilizando a escala Likert
  • Projeção de atividades e cenários por meio de ajustes de curvas em gráficos de dispersão e análise crítica
  • Apresentação de relatórios e infográficos
  • Pesquisa de campo

Expectativas de aprendizagem

  • Identificar taxas e índices de natureza socioeconômica de diferentes atividades.
  • Construir gráficos, infográficos e tabelas para relacionar variáveis, explicar fenômenos e comunicar resultados e projeções.
  • Utilizar medidas de tendência central e de dispersão como ferramentas de leitura e interpretação de dados.
  • Compreender formas de organização do mundo do trabalho na Amazônia.
  • Identificar atividades pautadas na sustentabilidade e que promovam inclusão, geração de renda e qualidade de vida.