Amazônia, juventudes e o mundo do trabalho

Juventudes no mundo do trabalho

Neste módulo, os estudantes lidam com problemáticas ligadas à inclusão produtiva das juventudes brasileiras e amazônidas. Para tanto, engajam-se no estudo de fatores que impactam a empregabilidade, analisam situações-problema do cotidiano profissional e constroem, numa dramatização, sugestões favoráveis à inclusão produtiva. Por fim, coletam percepções de jovens sobre o futuro do trabalho e constroem uma produção autoral sobre o mundo do trabalho almejado pelas juventudes.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Economias da Amazônia
  • Identidades e culturas da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • mis Mediação e intervenção sociocultural

Objetos de conhecimento

Juventudes e trabalho
Características e tendências do mundo do trabalho
Desafios profissionais
Inclusão produtiva
Empregabilidade juvenil
Atuação profissional ética, sustentável e inclusiva

Competências gerais CG 02, CG 04, CG 06, CG 07, CG 10

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 06

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

CG 07

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFFTP02

Levantar e testar hipóteses para resolver problemas do cotidiano pessoal, da escola e do trabalho, utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.

EMIFFTP03

Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre problemas do cotidiano pessoal, da escola e do trabalho, identificando os diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias.

EMIFFTP05

Selecionar e mobilizar intencionalmente recursos criativos para resolver problemas reais relacionados à produtividade, à colaboração e/ou à comunicação.

EMIFFTP07

Identificar e explicar normas e valores sociais relevantes à convivência cidadã no trabalho, considerando os seus próprios valores e crenças, suas aspirações profissionais, avaliando o próprio comportamento frente ao meio em que está inserido, a importância do respeito às diferenças individuais e a preservação do meio ambiente.

Atividades

  • Rotação por estações
  • Análise de situações-problema
  • Dramatização sobre inclusão produtiva
  • Construção de questionários e coleta de informações
  • Produção autoral e exposição coletiva

Expectativas de aprendizagem

  • Contextualizar e problematizar o papel das juventudes contemporâneas no mundo do trabalho.
  • Reconhecer como o trabalho e a atuação profissional envolvem dimensões econômicas, pessoais e sociais.
  • Debater problemáticas e construir argumentos sobre a inclusão produtiva das juventudes.
  • Comparar dados e opiniões sobre a atuação das juventudes no mundo do trabalho.
  • Expressar percepções sobre o mundo do trabalho por meio de criações autorais.