Mundo do trabalho e desenvolvimento sustentável: questões amazônicas, agenda 2030 e ODS

Trabalho e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável

Neste módulo, os estudantes analisam modelos de negócios que aliam a conservação da sociobiodiversidade ao desenvolvimento social e econômico, estabelecendo conexões com diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Também pesquisam sobre negócios locais, investigando forças e fragilidades de cada negócio. Com isso, elaboram protótipos para que essas iniciativas se tornem mais inclusivas e sustentáveis. Os resultados são compartilhados com a turma e a comunidade.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Economias da Amazônia
  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • em Empreendedorismo
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Mundo do trabalho na Amazônia
Agenda 2030
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Bioeconomia
Economia criativa
Modelos de negócio
Cadeias produtivas
Desenvolvimento sustentável

Competências gerais CG 01, CG 02, CG 06, CG 07, CG 09, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 06

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

CG 07

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CG 09

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFFTP01

Investigar, analisar e resolver problemas do cotidiano pessoal, da escola e do trabalho, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias, planejando, desenvolvendo e avaliando as atividades realizadas, compreendendo a proposição de soluções para o problema identificado, a descrição de proposições lógicas por meio de fluxogramas, a aplicação de variáveis e constantes, a aplicação de operadores lógicos, de operadores aritméticos, de laços de repetição, de decisão e de condição.

EMIFFTP02

Levantar e testar hipóteses para resolver problemas do cotidiano pessoal, da escola e do trabalho, utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.

EMIFFTP03

Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre problemas do cotidiano pessoal, da escola e do trabalho, identificando os diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias.

EMIFFTP11

Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos sobre o mundo do trabalho para desenvolver um projeto pessoal, profissional ou um empreendimento produtivo, estabelecendo objetivos e metas, avaliando as condições e recursos necessários para seu alcance e definindo um modelo de negócios.

Atividades

  • Mapeamento e investigação de negócios locais
  • Pesquisa bibliográfica e entrevista
  • Ideação e prototipação de soluções para negócios sustentáveis
  • Estudos de caso
  • Produção de mapas mentais
  • Rodas de diálogo

Expectativas de aprendizagem

  • Reconhecer vantagens e limitações de atividades econômicas e negócios que visam ao desenvolvimento sustentável
  • Investigar e analisar como negócios locais dialogam com a perspectiva da sustentabilidade e da inclusão produtiva dos jovens
  • Prototipar soluções para negócios locais, considerando o compromisso com o desenvolvimento sustentável