Compreendendo a influência da Amazônia no clima do Brasil e do mundo por meio da análise de dados

Matemática, mudanças climáticas e a Amazônia

No módulo, os estudantes examinam gráficos de dispersão acerca de intervenções humanas na Amazônia brasileira e suas possíveis consequências no clima local, regional e global. Por meio da análise de índices, taxas e variáveis climáticas e não climáticas, eles pesquisam impactos causados por atividades ligadas a agropecuária, queimadas, urbanização, mineração e construção de hidrelétricas. Ao final, escolhem um dos problemas identificados e propõem uma solução com base em modelos matemáticos.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 40 horas

Temáticas abordadas

  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • mis Mediação e intervenção sociocultural
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Gráficos e tabelas
Análise de gráficos de dispersão
Relações de causalidade e correlação
Geometria plana e espacial
Escalas
Razão e proporção

Competências gerais CG 01, CG 02, CG 04, CG 07, CG 09, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 07

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CG 09

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFMAT01

Investigar e analisar situações-problema identificando e selecionando conhecimentos matemáticos relevantes para uma dada situação, elaborando modelos para sua representação.

EMIFMAT02

Levantar e testar hipóteses sobre variáveis que interferem na explicação ou resolução de uma situação-problema elaborando modelos com a linguagem matemática para analisá-la e avaliar sua adequação em termos de possíveis limitações, eficiência e possibilidades de generalização.

EMIFMAT03

Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre a contribuição da Matemática na explicação de fenômenos de natureza científica, social, profissional, cultural, de processos tecnológicos, identificando os diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias.

EMIFMAT05

Selecionar e mobilizar intencionalmente recursos criativos relacionados à Matemática para resolver problemas de natureza diversa, incluindo aqueles que permitam a produção de novos conhecimentos matemáticos, comunicando com precisão suas ações e reflexões relacionadas a constatações, interpretações e argumentos, bem como adequando-os às situações originais.

EMIFMAT06

Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais, considerando a aplicação dos conhecimentos matemáticos associados ao domínio de operações e relações matemáticas simbólicas e formais, de modo a desenvolver novas abordagens e estratégias para enfrentar novas situações.

EMIFMAT07

Identificar e explicar questões socioculturais e ambientais aplicando conhecimentos e habilidades matemáticas para avaliar e tomar decisões em relação ao que foi observado.

EMIFMAT08

Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos matemáticos para propor ações individuais e/ou coletivas de mediação e intervenção sobre problemas socioculturais e problemas ambientais.

EMIFMAT09

Propor e testar estratégias de mediação e intervenção para resolver problemas de natureza sociocultural e de natureza ambiental relacionados à Matemática.

Atividades

  • Análise de séries históricas e levantamento de dados sobre alterações climáticas
  • Pesquisas sobre problema socioambiental
  • Planejamento de solução sustentável

Expectativas de aprendizagem

  • Explicar, pela estatística, a projeção climática e as alterações no clima local.
  • Selecionar conhecimentos e recursos matemáticos para propor ações de intervenção sobre problemas causados por intervenções humanas na Amazônia brasileira.
  • Criar protótipos de soluções para problemas socioambientais, utilizando conhecimentos sobre grandezas e medidas, pensamento proporcional e senso geométrico espacial.
  • Avaliar a possibilidade de eventos climáticos estarem associados a atividades humanas na Amazônia.