Compreendendo a influência da Amazônia no clima do Brasil e do mundo por meio da análise de dados

O clima na Amazônia: conexão entre o conhecimento popular e a divulgação científica na área de Matemática

No módulo, os estudantes planejam e realizam uma pesquisa estatística para conhecer e analisar crenças e conhecimentos das pessoas em relação ao clima da região em que vivem, confrontando-os com conhecimentos científicos atualizados. Com base nas evidências levantadas, eles têm a oportunidade de estabelecer correlações entre diferentes eventos e de criar materiais de divulgação científica que estabeleçam, em linguagem acessível, diálogo entre conhecimentos populares e científicos.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 40 horas

Temáticas abordadas

  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • mis Mediação e intervenção sociocultural
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Pesquisa estatística: problematização, planejamento, execução, análise dos dados, conclusão e divulgação dos resultados e atuação sobre os resultados, com foco na difusão de conhecimento científico coerente com as necessidades locais

Competências gerais CG 01, CG 02, CG 04, CG 07, CG 09, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 07

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CG 09

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFMAT03

Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre a contribuição da Matemática na explicação de fenômenos de natureza científica, social, profissional, cultural, de processos tecnológicos, identificando os diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias.

EMIFMAT05

Selecionar e mobilizar intencionalmente recursos criativos relacionados à Matemática para resolver problemas de natureza diversa, incluindo aqueles que permitam a produção de novos conhecimentos matemáticos, comunicando com precisão suas ações e reflexões relacionadas a constatações, interpretações e argumentos, bem como adequando-os às situações originais.

EMIFMAT07

Identificar e explicar questões socioculturais e ambientais aplicando conhecimentos e habilidades matemáticas para avaliar e tomar decisões em relação ao que foi observado.

Atividades

  • Pesquisa estatística
  • Aplicação de questionários
  • Tabulação, análise e apresentação dos dados coletados
  • Elaboração e divulgação de materiais de divulgação científica

Expectativas de aprendizagem

  • Planejar e executar pesquisa estatística em todas as suas etapas.
  • Investigar situações envolvendo o clima local, identificando variáveis qualitativas e quantitativas que o influenciam.
  • Escolher medidas de tendência central na interpretação dos dados, avaliando as escolhas pelas simetrias ou assimetrias dos dados.
  • Avaliar a possibilidade de correlação entre diferentes eventos, estabelecendo diálogo entre conhecimentos populares e científicos.
  • Elaborar materiais de divulgação científica de acordo com as necessidades locais.