Como usar a Matemática para entender e atuar no mundo do trabalho na Amazônia

Educação financeira para empreender na Amazônia

Neste módulo, são abordadas as formas de organização do trabalho na Amazônia em diálogo com a Matemática financeira. Em grupo, os estudantes escolhem um tipo de negócio a ser pesquisado detalhadamente: trabalho informal, empreendedor, empresarial, cooperativas, associações, entre outros. Eles estudam o custo para implementar e manter essa atividade, levando em conta a conservação da Amazônia, a inclusão e a geração de renda, além da qualidade de vida dos habitantes da região.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Economias da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • em Empreendedorismo
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Matemática financeira (cálculo de índices, taxas e impostos)

Competências gerais CG 01, CG 02, CG 04, CG 06, CG 07, CG 09

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 06

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

CG 07

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CG 09

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFMAT02

Levantar e testar hipóteses sobre variáveis que interferem na explicação ou resolução de uma situação-problema elaborando modelos com a linguagem matemática para analisá-la e avaliar sua adequação em termos de possíveis limitações, eficiência e possibilidades de generalização.

EMIFMAT03

Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre a contribuição da Matemática na explicação de fenômenos de natureza científica, social, profissional, cultural, de processos tecnológicos, identificando os diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias.

EMIFMAT05

Selecionar e mobilizar intencionalmente recursos criativos relacionados à Matemática para resolver problemas de natureza diversa, incluindo aqueles que permitam a produção de novos conhecimentos matemáticos, comunicando com precisão suas ações e reflexões relacionadas a constatações, interpretações e argumentos, bem como adequando-os às situações originais.

EMIFMAT06

Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais, considerando a aplicação dos conhecimentos matemáticos associados ao domínio de operações e relações matemáticas simbólicas e formais, de modo a desenvolver novas abordagens e estratégias para enfrentar novas situações.

EMIFMAT10

Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados à Matemática podem ser utilizados na concretização de projetos pessoais ou produtivos, considerando as diversas tecnologias disponíveis e os impactos socioambientais.

EMIFMAT11

Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos da Matemática para desenvolver um projeto pessoal ou um empreendimento produtivo.

Atividades

  • Estudos de formas de investimento e financiamento
  • Utilização de ferramentas matemáticas para realizar projeções de curto e médio prazo
  • Análise de fatores que impactam a vida financeira
  • Elaboração de manual para divulgação dos achados a outros jovens

Expectativas de aprendizagem

  • Identificar taxas e índices de natureza socioeconômica de diferentes atividades.
  • Analisar movimentações financeiras ao longo do tempo, que possam ser modeladas por funções exponenciais, visando ao apoio da tomada de decisões.