Biodiversidade amazônica: das origens à ocupação humana

Arqueologia e a história da ocupação da amazônia

Ao longo deste módulo, os estudantes investigam a ocupação do território amazônico com a análise de estudos arqueológicos e com a seleção de variedades de espécies e de recursos naturais pela ação humana. Pelo monitoramento da superfície terrestre, analisam a biodiversidade amazônica e os serviços ecossistêmicos gerados por ela e discutem a importância de sua conservação. Além disso, avaliam os efeitos de ações humanas e das políticas ambientais para a sustentabilidade do planeta.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • mis Mediação e intervenção sociocultural

Objetos de conhecimento

Arqueologia na Amazônia
Estudo da biodiversidade
Políticas ambientais para a sustentabilidade
Questões ambientais regionais e mundiais
Sensoriamento remoto e imagens de satélites

Competências gerais CG 01, CG 02

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCG01

Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.

EMIFCG03

Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.

EMIFCNT07

Identificar e explicar questões socioculturais e ambientais relacionadas a fenômenos físicos, químicos e/ou biológicos.

EMIFCNT08

Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das Ciências da Natureza para propor ações individuais e/ou coletivas de mediação e intervenção sobre problemas socioculturais e problemas ambientais.

EMIFCNT09

Propor e testar estratégias de mediação e intervenção para resolver problemas de natureza sociocultural e de natureza ambiental relacionados às Ciências da Natureza.

Atividades

  • Análise de dados
  • Estudos dirigidos
  • Estudos de casos
  • Elaboração de mapa
  • Debates coletivos
  • Investigação
  • Produção de artigos e manifesto

Expectativas de aprendizagem

  • Analisar dados científicos da diversidade de paisagens e espécies, contextualizando-as com a ocupação humana na Amazônia.
  • Utilizar métodos de investigação científica e propor intervenções para manutenção dos ecossistemas.
  • Investigar a contribuição das tecnologias de sensoriamento remoto para a sustentabilidade.
  • Conhecer e atuar na conservação da biodiversidade.
  • Refletir sobre as relações entre biodiversidade e processos socioeconômicos e culturais na Amazônia.