Desmatamentos e conservação na região Amazônica

Desmatamentos e economia amazônica

Neste módulo, os jovens refletem sobre a relação entre as queimadas na região amazônica e os impactos econômicos, sociais e políticos que elas geram. Como alternativas sustentáveis, analisam as perspectivas da bioeconomia para a região amazônica. Os estudantes têm também a oportunidade de elaborar, em conjunto, propostas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a região.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • em Empreendedorismo
  • ic Investigação científica
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Formação econômica da região amazônica
Formação urbana da região amazônica
Bioeconomia
Desenvolvimento
Sustentabilidade
Degradação ambiental

Competências gerais CG 01, CG 02, CG 07, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 07

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCHSA01

Investigar e analisar situações-problema envolvendo temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias.

EMIFCHSA05

Selecionar e mobilizar intencionalmente recursos criativos para resolver problemas reais relacionados a temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global.

EMIFCHSA10

Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas podem ser utilizadas na concretização de projetos pessoais ou produtivos, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, considerando as diversas tecnologias disponíveis, os impactos socioambientais, os direitos humanos e a promoção da cidadania.

EMIFCHSA11

Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para desenvolver um projeto pessoal ou um empreendimento produtivo, em âmbito local, regional, nacional e/ou global.

Atividades

  • Investigação e pesquisa
  • Debate
  • Análise de dados
  • Produção de texto

Expectativas de aprendizagem

  • Compreender e analisar diferentes formas de desmatamento, estabelecendo relações entre a degradação ambiental e as perspectivas econômicas para a região.
  • Selecionar e mobilizar, intencionalmente, conhecimentos e recursos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas a fim de elaborar hipóteses a respeito dos desafios do desenvolvimento sustentável da região e empreender projetos de alcance global.