Formação da região amazônica: fronteiras, territórios e desigualdades

As regiões amazônicas e sua diversidade: culturas, povos, sociabilidades e fluxos

Neste módulo, os jovens pesquisam casos que exemplificam a diversidade social, política e cultural da região amazônica. Analisam, ainda, as recentes ondas migratórias internacionais no Brasil e os impactos da mobilidade de pessoas na Amazônia, em especial nos espaços urbanos e para os povos tradicionais e indígenas. Ao final do percurso, os estudantes organizam uma feira cultural, a fim de mobilizar a sociedade para as questões estudadas.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Geopolíticas da Amazônia
  • Identidades e culturas da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • mis Mediação e intervenção sociocultural
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Deslocamentos, violências e desigualdades na região amazônica.
Diversidade amazônica.
Espaços urbanos.
Fluxos migratórios internos e internacionais.
Identidades culturais.
Narrativas e experiências dos povos tradicionais.

Competências gerais CG 01, CG 02, CG 04, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCHSA01

Investigar e analisar situações-problema envolvendo temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias.

EMIFCHSA05

Selecionar e mobilizar intencionalmente recursos criativos para resolver problemas reais relacionados a temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global.

EMIFCHSA06

Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais relacionados a temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global.

EMIFCHSA07

Identificar e explicar situações em que ocorram conflitos, desequilíbrios e ameaças a grupos sociais, à diversidade de modos de vida, às diferentes identidades culturais e ao meio ambiente, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, com base em fenômenos relacionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Atividades

  • Leitura e pesquisa.
  • Elaboração de reportagens jornalísticas.
  • Produção de cartazes, gravuras, storyboards e grafites.
  • Organização de feira cultural.

Expectativas de aprendizagem

  • Compreender as diversidades da região amazônica para argumentar criticamente sobre processos de migração.
  • Refletir sobre aspectos locais e globais relacionados às ondas migratórias na região amazônica.
  • Identificar e valorizar a diversidade cultural das populações amazônicas na atualidade.