Formação da região amazônica: fronteiras, territórios e desigualdades

Soluções amazônidas: povos tradicionais em meio à crise global

Neste módulo, os estudantes analisam as experiências, os conflitos e as negociações dos povos amazônicos em meio ao cenário contemporâneo global. Também, investigam processos de racialização, conflitos e ameaças a grupos sociais, à diversidade de modos de vida, às diferentes identidades culturais e ao meio ambiente, com especial atenção ao caso de Chico Mendes e da luta de povos tradicionais e indígenas. Por fim, organizam debates e materiais sobre as narrativas e as experiências desses povos.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Identidades e culturas da Amazônia
  • Geopolíticas da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • mis Mediação e intervenção sociocultural
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Região, território, fronteira
Diversidade amazônica
Identidades culturais
Narrativas e experiências dos povos tradicionais
Racialização

Competências gerais CG 01, CG 02, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCHSA01

Investigar e analisar situações-problema envolvendo temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias.

EMIFCHSA05

Selecionar e mobilizar intencionalmente recursos criativos para resolver problemas reais relacionados a temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global.

EMIFCHSA06

Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais relacionados a temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global.

Atividades

  • Análise e pesquisa
  • Elaboração de produções comunicativas ou midiáticas
  • Elaboração de enciclopédia

Expectativas de aprendizagem

  • Contextualizar a atuação, as reivindicações e as formas de resistência dos povos amazônicos.
  • Analisar disputas materiais e simbólicas que envolvem povos tradicionais e indígenas.
  • Identificar as transformações ocorridas nos hábitos e nos costumes dos povos da Amazônia Legal.
  • Argumentar sobre as experiências dos povos e das comunidades tradicionais e comunicar suas perspectivas para o enfrentamento da crise climática e a promoção dos direitos humanos.