Projetos de vida: autoconhecimento, juventudes e formas de habitar o mundo

Expressar-se: eu com o mundo, arte e afetividade

Como a arte pode ser via de representação de culturas, identidades e subjetividades, conflitos e pontos de vista? Este módulo convida os estudantes a olharem para a expressão artística como um caminho para falar de si, ler o mundo, imaginar, transformar perspectivas, provocar questionamentos e se abrir a experiências. No diálogo entre artes e modos de vida, os jovens ampliam e aprofundam o repertório cultural ao investigar e apreciar produções artístico-culturais amazônicas e de suas localidades.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Identidades e culturas da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • mis Mediação e intervenção sociocultural
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Projetos de vida
Autoconhecimento
Identidade
Manifestações artístico-culturais

Competências gerais CG 03, CG 08, CG 09

CG 03

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

CG 08

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

CG 09

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCG04

Reconhecer e analisar diferentes manifestações criativas, artísticas e culturais, por meio de vivências presenciais e virtuais que ampliem a visão de mundo, sensibilidade, criticidade e criatividade.

EMIFCG07

Reconhecer e analisar questões sociais, culturais e ambientais diversas, identificando e incorporando valores importantes para si e para o coletivo que assegurem a tomada de decisões conscientes, consequentes, colaboraticcvas e responsáveis.

EMIFCG08

Compreender e considerar a situação, a opinião e o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e resiliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de conflitos, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade.

Atividades

  • Apreciação de produções artístico-culturais da Amazônia
  • Pesquisa e curadoria de artistas e obras
  • Produção e compartilhamento de obras artísticas
  • Vivência de processos artísticos
  • Avaliação entre pares

Expectativas de aprendizagem

  • Identificar modos de habitar o mundo e a Amazônia, a partir de produções artísticas e culturais.
  • Expressar seus pertencimentos culturais e posicionamentos com a vivência de processos criativos.
  • Criar obras artísticas para representar sua biografia e suas formas de conviver com pessoas e culturas.