Projetos de vida: escolhas, planos e mundo do trabalho

Empreender: criação de oficinas sobre o mundo do trabalho

Neste módulo, os estudantes debatem o que levar em conta na hora de fazer escolhas na trajetória do mundo do trabalho e ampliam o repertório sobre trabalho e atividades econômicas no Brasil e na Amazônia Legal, pesquisando, em diferentes mídias, entrevistas com profissionais, rodas de diálogo e levantamentos de campo em seus contextos. Elaboram oficinas, cujas propostas são definidas de acordo com seus interesses e suas aspirações, bem como perspectivas profissionais e demandas locais.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 40 horas

Temáticas abordadas

  • Economias da Amazônia
  • Identidades e culturas da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • em Empreendedorismo
  • ic Investigação científica
  • mis Mediação e intervenção sociocultural
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Projetos de vida
Autoconhecimento
Educação e trabalho
Mundo do trabalho e concepções de trabalho
Trabalho e profissões na Amazônia
Cidadania e planejamento

Competências gerais CG 04, CG 06, CG 08, CG 10

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 06

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

CG 08

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCG01

Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.

EMIFCG03

Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.

EMIFCG06

Difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas, analógicas e digitais, com confiança e coragem, assegurando que alcancem os interlocutores pretendidos.

EMIFCG09

Participar ativamente da proposição, implementação e avaliação de solução para problemas socioculturais e/ou ambientais em nível local, regional, nacional e/ou global, corresponsabilizando-se pela realização de ações e projetos voltados ao bem comum.

EMIFCG10

Reconhecer e utilizar qualidades e fragilidades pessoais com confiança para superar desafios e alcançar objetivos pessoais e profissionais, agindo de forma proativa e empreendedora e perseverando em situações de estresse, frustração, fracasso e adversidade.

EMIFCG11

Utilizar estratégias de planejamento, organização e empreendedorismo para estabelecer e adaptar metas, identificar caminhos, mobilizar apoios e recursos, para realizar projetos pessoais e produtivos com foco, persistência e efetividade.

EMIFCG12

Refletir continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida pessoal, profissional e cidadã.

Atividades

  • Mapeamento de atividades profissionais
  • Produção de painéis de profissões
  • Levantamento e análise de dados
  • Bate-papo com profissionais
  • Planejamento estratégico de oficinas
  • Execução de oficinas

Expectativas de aprendizagem

  • Identificar e analisar aspectos a serem levados em conta ao tomar decisões para o mundo do trabalho, tais como valores pessoais, coletivos, éticos e sustentáveis.
  • Pesquisar e sistematizar informações sobre trabalho, atividades profissionais e econômicas locais e na Amazônia Legal.
  • Planejar, executar e avaliar oficinas que ampliem conhecimentos e possibilidades de atuação profissional e de continuidade dos estudos.