Projetos de vida: escolhas, planos e mundo do trabalho

Descobrir: trajetórias de vida e trabalho em diferentes contextos

No módulo, os estudantes refletem sobre a dimensão profissional nos projetos de vida, problematizando imaginários e representações sobre trabalho, de acordo com experiências e percepções de jovens, e articulando contextos socioculturais e familiares, vivências pessoais, formação escolar, relações interpessoais, escolhas e projeções de futuro. Para isso, coletam depoimentos, analisam dilemas e produzem material jornalístico-midiático para compartilhar os aprendizados.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Identidades e culturas da Amazônia
  • Economias da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • em Empreendedorismo
  • ic Investigação científica

Objetos de conhecimento

Projetos de vida
Autoconhecimento
Escolhas e tomadas de decisão
Interesses e gostos
Aspirações e objetivos presentes e futuros
Mundo do trabalho e concepções de trabalho
Trabalho e profissões na Amazônia

Competências gerais CG 04, CG 06, CG 08, CG 10

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 06

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

CG 08

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCG03

Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.

EMIFCG10

Reconhecer e utilizar qualidades e fragilidades pessoais com confiança para superar desafios e alcançar objetivos pessoais e profissionais, agindo de forma proativa e empreendedora e perseverando em situações de estresse, frustração, fracasso e adversidade.

EMIFCG12

Refletir continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida pessoal, profissional e cidadã.

Atividades

  • Pesquisas com análises de dados
  • Debate de ideias
  • Coleta de depoimentos
  • Exposição dialogada sobre juventudes e mundo do trabalho
  • Resolução de dilemas
  • Produção de material jornalístico-midiático

Expectativas de aprendizagem

  • Compreender como escolhas profissionais estão relacionadas a escolhas nas dimensões pessoal e social.
  • Comparar concepções sobre trabalho, analisando criticamente com quais valores, perspectivas éticas e projetos se relacionam.
  • Investigar transformações no mundo do trabalho e seus impactos nos valores, interesses, estudos e nas trajetórias de vida das pessoas.