O mundo do trabalho e as diferentes linguagens para empreender

Juventudes empreendedoras

O módulo foca no empreendedorismo social de jovens na Amazônia, para que os estudantes reflitam sobre suas inclinações e habilidades. Eles investigam o conceito de empreendedorismo; direcionam o olhar para sua comunidade, buscando referências de jovens empreendedores sociais e culturais; caracterizam o perfil de um jovem empreendedor e, em um processo de autoavaliação, manifestam, por meio das diferentes linguagens voltadas à expressão de si, suas relações com esse componente do mundo do trabalho.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Economias da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • pc Processos criativos
  • em Empreendedorismo

Objetos de conhecimento

Trajetórias e interesses no contexto das práticas de linguagem e das ações empreendedoras
Contextos, práticas e elementos das linguagens
Manifestações artísticas e práticas corporais amazônicas
Textos e discursos propositivos e reivindicatórios
Processos de investigação e criação

Competências gerais CG 01, CG 03, CG 04, CG 06, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 03

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 06

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFLGG02

Levantar e testar hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de um ou mais campos de atuação social e utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.

EMIFLGG05

Selecionar e mobilizar intencionalmente, em um ou mais campos de atuação social, recursos criativos de diferentes línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), para participar de projetos e/ou processos criativos.

EMIFLGG10

Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados às várias linguagens podem ser utilizados na concretização de projetos pessoais ou produtivos, considerando as diversas tecnologias disponíveis e os impactos socioambientais.

EMIFLGG11

Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das práticas de linguagem para desenvolver um projeto pessoal ou um empreendimento produtivo.

Atividades

  • Criação de autorretratos, textos poéticos e performances
  • Produção de textos multimodais
  • Análise de perfis empreendedores sociais e culturais
  • Entrevistas com jovens amazônidas
  • Pesquisas

Expectativas de aprendizagem

  • Fazer usos criativos das diferentes linguagens em gêneros, manifestações artísticas, práticas da cultura corporal para autoavaliar-se em relação a competências empreendedoras identificadas.
  • Diferenciar as possibilidades de atuação empreendedora.
  • Investigar, compreender e discutir as dimensões social, cultural e financeira no empreendedorismo.
  • Conhecer e discutir experiências e competências de jovens empreendedores.
  • Reconhecer temas do empreendedorismo social e cultural da Amazônia.