O mundo do trabalho e as diferentes linguagens para empreender

Intervenções na comunidade: a experiência de empreender social e culturalmente

O módulo volta-se para a promoção do empreendedorismo cultural e/ou social, ligado a questões socioambientais. Inicialmente, os estudantes definem e caracterizam as formas de empreender e analisam a viabilidade econômica e possibilidades de expansão desses tipos de empreendedorismo. Depois, olham para a própria realidade, a fim de estabelecer formas para empreender ou participar de ações empreendedoras, intervindo, por exemplo, em escolas, praças, quadras ou clubes públicos no meio em que vivem.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Eixo(s) estruturante(s)

  • mis Mediação e intervenção sociocultural
  • em Empreendedorismo

Objetos de conhecimento

Relações entre práticas de linguagem, intervenção empreendedora e mundo do trabalho na Amazônia Legal
Trajetórias e interesses no contexto das práticas de linguagem e das ações empreendedoras
Manifestações artísticas e práticas corporais amazônicas
Empreendedorismo financeiro, cultural e social

Competências gerais CG 01, CG 04, CG 06, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 06

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFLGG05

Selecionar e mobilizar intencionalmente, em um ou mais campos de atuação social, recursos criativos de diferentes línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), para participar de projetos e/ou processos criativos.

EMIFLGG08

Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das práticas de linguagem para propor ações individuais e/ou coletivas de mediação e intervenção sobre formas de interação e de atuação social, artístico-cultural ou ambiental, visando colaborar para o convívio democrático e republicano com a diversidade humana e para o cuidado com o meio ambiente.

EMIFLGG10

Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados às várias linguagens podem ser utilizados na concretização de projetos pessoais ou produtivos, considerando as diversas tecnologias disponíveis e os impactos socioambientais.

EMIFLGG11

Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das práticas de linguagem para desenvolver um projeto pessoal ou um empreendimento produtivo.

EMIFLGG12

Desenvolver projetos pessoais ou produtivos, utilizando as práticas de linguagens socialmente relevantes, em diferentes campos de atuação, para formular propostas concretas, articuladas com o projeto de vida.

Atividades

  • Realização de intervenções locais, fazendo uso de práticas de linguagem, como rádio escolar, sarau lítero-musical e revitalização de espaços
  • Realização de registros de pesquisa, como relatos, relatórios, esquemas e infográficos
  • Criação e atuação em ação empreendedora social e/ou cultural

Expectativas de aprendizagem

  • Criar ações em parcerias com práticas empreendedoras existentes, fazendo uso de diferentes linguagens.
  • Relacionar empreendedorismo cultural e/ou social com as possibilidades de intervenção no meio em que vive.
  • Identificar questões de viabilidade econômica e de expansão das ações empreendedoras voltadas às questões socioambientais.

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