O mundo do trabalho e as diferentes linguagens para empreender

O mundo do trabalho nas Amazônias

Quais relações e aspectos compõem o mundo do trabalho na Amazônia Legal? Quais formas de trabalho existem na região, especialmente as relacionadas à bioeconomia e à valorização dos povos e das culturas? No módulo, os jovens apreciam artigos e relatos e sistematizam aprendizagens em produções que os apoiem na compreensão da complexidade do tema. Fazendo uso de diferentes práticas de linguagem, estabelecem relações com os próprios interesses e perspectivas, em intersecção com a realidade local.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Economias da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • em Empreendedorismo
  • ic Investigação científica
  • pc Processos criativos
  • mis Mediação e intervenção sociocultural

Objetos de conhecimento

Contextos, práticas e elementos das linguagens
Manifestações artísticas e práticas corporais amazônicas
Contextos de trabalho culturais e sociais das comunidades amazônicas
Processos de investigação e criação

Competências gerais CG 01, CG 04, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFLGG01

Investigar e analisar a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de um ou mais campos de atuação social e considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias.

EMIFLGG02

Levantar e testar hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de um ou mais campos de atuação social e utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.

EMIFLGG03

Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre português brasileiro, língua(s) e/ ou linguagem(ns) específicas, visando fundamentar reflexões e hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), identificando os diversos pontos de vista e posicionando se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias.

EMIFLGG04

Reconhecer produtos e/ou processos criativos por meio de fruição, vivências e reflexão crítica sobre obras ou eventos de diferentes práticas artísticas, culturais e/ou corporais, ampliando o repertório/domínio pessoal sobre o funcionamento e os recursos da(s) língua(s) ou da(s) linguagem(ns).

EMIFLGG05

Selecionar e mobilizar intencionalmente, em um ou mais campos de atuação social, recursos criativos de diferentes línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), para participar de projetos e/ou processos criativos.

EMIFLGG07

Identificar e explicar questões socioculturais e ambientais passíveis de mediação e intervenção por meio de práticas de linguagem.

EMIFLGG12

Desenvolver projetos pessoais ou produtivos, utilizando as práticas de linguagens socialmente relevantes, em diferentes campos de atuação, para formular propostas concretas, articuladas com o projeto de vida.

Atividades

  • Apreciação de produções artísticas e reportagens
  • Produção de manifesto poético fotográfico
  • Produção de glossário e painel-síntese
  • Estudo de caso
  • Realização de fórum de debates

Expectativas de aprendizagem

  • Realizar estudos de caso, utilizando gêneros discursivos e multissemióticos para o desenvolvimento de princípios e procedimentos metodológicos de pesquisa.
  • Construir critérios para seleção e difusão de conhecimentos pesquisados, usando práticas de linguagens diversificadas.
  • Formular conceitos relativos ao mundo do trabalho na Amazônia e mapear suas diferentes atividades.
  • Relacionar trabalhos voltados à bioeconomia e à valorização dos povos como agentes do desenvolvimento socioambiental da Amazônia.