O mundo do trabalho e as diferentes linguagens para empreender

Práticas para promover em nossa comunidade um ecossistema empreendedor

Neste módulo, os estudantes contextualizam as atividades que fomentam a renda dos empreendedores de suas comunidades, que práticas se apoiam no desenvolvimento sustentável e quais conhecimentos refletem nas ações empreendedoras. Eles realizam um mapeamento por meio de pesquisa de campo, oficinas e roda de conversa com os empreendedores locais e usam a linguagem para fomentar ações de desenvolvimento e de resolução de desafios enfrentados.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Economias da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • em Empreendedorismo

Objetos de conhecimento

Relações entre práticas de linguagem, intervenção empreendedora e mundo do trabalho na Amazônia Legal
Contextos, práticas e elementos das linguagens
Contextos de trabalho, culturais e sociais, das comunidades amazônicas
Processos de investigação e criação
Empreendedorismo financeiro, cultural e social

Competências gerais CG 01, CG 04, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFLGG02

Levantar e testar hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de um ou mais campos de atuação social e utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.

EMIFLGG11

Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das práticas de linguagem para desenvolver um projeto pessoal ou um empreendimento produtivo.

EMIFLGG12

Desenvolver projetos pessoais ou produtivos, utilizando as práticas de linguagens socialmente relevantes, em diferentes campos de atuação, para formular propostas concretas, articuladas com o projeto de vida.

Atividades

  • Criação de soluções criativas e produtivas que se utilizem de práticas de linguagem variadas
  • Registros fotográficos
  • Roteiros de entrevistas
  • Pesquisas de campo

Expectativas de aprendizagem

  • Usar diferentes gêneros discursivos para divulgar propostas de resolução de problemas enfrentados por ações empreendedoras voltadas para a bioeconomia e para a valorização dos povos amazônicos.
  • Relacionar, no contexto do mundo do trabalho, renda, bioeconomia e atividades empreendedoras na Amazônia.
  • Mapear, por meio de trocas com a comunidade, desafios que afetam os empreendedores.