Projetos de vida: autoconhecimento, juventudes e formas de habitar o mundo

Localizar-se: autoconhecimento, identidade e histórias de vida

Este módulo propõe reflexões e atividades mão na massa para o estudante reconhecer, analisar e compreender aspectos da sua vida pessoal que dão sentido a seus projetos. Os jovens olham de perto para suas experiências cotidianas, identificando valores, gostos, interesses e desafios nas relações pessoais, sociais e culturais da Amazônia. Além disso, constroem narrativas autobiográficas para que se conheçam e atribuam significados às suas vivências.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Identidades e culturas da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • mis Mediação e intervenção sociocultural
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Projetos de vida
Autoconhecimento
Identidade
Juventudes no Brasil e na Amazônia

Competências gerais CG 06, CG 08, CG 09

CG 06

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

CG 08

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

CG 09

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCG05

Questionar, modificar e adaptar ideias existentes e criar propostas, obras ou soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e colocá-las em prática.

EMIFCG08

Compreender e considerar a situação, a opinião e o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e resiliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de conflitos, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade.

EMIFCG10

Reconhecer e utilizar qualidades e fragilidades pessoais com confiança para superar desafios e alcançar objetivos pessoais e profissionais, agindo de forma proativa e empreendedora e perseverando em situações de estresse, frustração, fracasso e adversidade.

Atividades

  • Criação de narrativa autobiográfica
  • Dinâmicas em grupo
  • Entrevistas
  • Produções de texto, áudio, vídeo, fotografia, desenho e objetos
  • Roda de conversa
  • Compartilhamento de objetos biográficos e histórias

Expectativas de aprendizagem

  • Analisar histórias e experiências pessoais, relacionando-as à identidade e aos modos de vida.
  • Reconhecer interesses, valores, habilidades, desejos e necessidades, construindo visão positiva de si.
  • Compreender a própria maneira de ser para lidar com situações cotidianas e construir a vida que deseja viver.