Ativismos amazônicos e usos criativos das linguagens

Movimentos ativistas das regiões amazônicas

No módulo, ao analisar textos jornalísticos e da vida pública, os jovens refletem sobre a disputa de território como elemento da geopolítica. Feito esse exame, constroem mapas mentais para expor o que aprenderam. No processo, aprofundam, ainda, a prática da oralidade e, por meio da apreciação e da análise de diferentes linguagens adotadas por jovens nos movimentos sociais, ampliam a concepção de ativismo. Os achados do processo servem de base para a produção de um podcast.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 40 horas

Temáticas abordadas

  • Geopolíticas da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Práticas discursivas
Práticas corporais e negociação de sentidos
Textos reivindicatórios, propositivos e normativos
Manifestações socioculturais e processos criativos
Curadoria de práticas de ativismo na Amazônia
Geopolíticas amazônicas e território

Competências gerais CG 02, CG 04, CG 10

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFLGG01

Investigar e analisar a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), situando-os no contexto de um ou mais campos de atuação social e considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias.

EMIFLGG04

Reconhecer produtos e/ou processos criativos por meio de fruição, vivências e reflexão crítica sobre obras ou eventos de diferentes práticas artísticas, culturais e/ou corporais, ampliando o repertório/domínio pessoal sobre o funcionamento e os recursos da(s) língua(s) ou da(s) linguagem(ns).

EMIFLGG06

Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais, utilizando as diversas línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; línguas; linguagens corporais e do movimento, entre outras), em um ou mais campos de atuação social, combatendo a estereotipia, o lugar-comum e o clichê.

Atividades

  • Análise de gêneros discursivos e de produções culturais
  • Produção de mapa mental e de podcast
  • Reflexão sobre a relação entre demarcação de terras e disputas territoriais

Expectativas de aprendizagem

  • Fruir e apreciar manifestações artísticas e socioculturais nos contextos da Amazônia Legal.
  • Engajar-se em práticas e na produção de textos propositivos e reivindicatórios.
  • Diagnosticar problemas relativos a conflitos, ausência de políticas públicas e desrespeito a direitos constitucionais.
  • Analisar possibilidades de atuação social.