Bioeconomia em contextos socioambientais amazônicos

Um olhar para as tradições e as potencialidades amazônicas

O módulo aborda o modelo hegemônico de desenvolvimento da região amazônica e a necessidade de um novo modelo baseado na sustentabilidade socioambiental. Os estudantes realizam uma pesquisa de campo em uma associação extrativista, observando a relação das pessoas com a natureza e o que pode tornar a produção mais sustentável. Por fim, mapeiam plantas medicinais da região, suas potencialidades e relações com os saberes tradicionais, e produzem materiais para divulgá-las.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia
  • Economias da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • ic Investigação científica
  • em Empreendedorismo
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Bioeconomia
Biodiversidade amazônica
Plantas medicinais e fitoterápicos

Competências gerais CG 01, CG 02, CG 04, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 04

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCNT01

Investigar e analisar situações-problema e variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.

EMIFCNT02

Levantar e testar hipóteses sobre variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.

EMIFCNT03

Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre a dinâmica dos fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, identificando os diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias.

EMIFCNT04

Reconhecer produtos e/ou processos criativos por meio de fruição, vivências e reflexão crítica sobre a dinâmica dos fenômenos naturais e/ou de processos tecnológicos, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).

EMIFCNT10

Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados às Ciências da Natureza podem ser utilizados na concretização de projetos pessoais ou produtivos, considerando as diversas tecnologias disponíveis e os impactos socioambientais.

Atividades

  • Pesquisas de campo e bibliográficas
  • Análise de modelos econômicos e produtos amazônicos
  • Debates sobre os temas do módulo
  • Entrevistas sobre plantas medicinais e arranjos produtivos
  • Produção de materiais informativos e educativos

Expectativas de aprendizagem

  • Reconhecer e analisar o modelo hegemônico de desenvolvimento da Amazônia.
  • Identificar novos modelos produtivos, considerando o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
  • Analisar cadeias produtivas, considerando a ideia de sustentabilidade socioambiental.
  • Conhecer o uso de plantas medicinais amazônicas e seu potencial comercial.
  • Explorar conhecimentos sobre plantas medicinais para estruturar uma campanha comunicativa.