Desmatamentos e conservação na região Amazônica

Amazônia para além dos rios e florestas

Este módulo tem como tema os processos de ocupação e de urbanização da Amazônia. Os estudantes analisam as redes urbanas da região amazônica e sua relação com o desmatamento. Baseados em dados sobre o uso da terra, comparam o avanço da fronteira agrícola e aspectos da agroecologia, com especial atenção ao consumo de alimentos e à insegurança alimentar na região.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • em Empreendedorismo
  • ic Investigação científica
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Urbanização na região amazônica
Desmatamentos
Atores sociais da região amazônica
Fronteira agrícola
Agroecologia
Consumo sustentável de alimentos

Competências gerais CG 01, CG 02, CG 07, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 07

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCHSA01

Investigar e analisar situações-problema envolvendo temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias.

EMIFCHSA05

Selecionar e mobilizar intencionalmente recursos criativos para resolver problemas reais relacionados a temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global.

EMIFCHSA10

Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas podem ser utilizadas na concretização de projetos pessoais ou produtivos, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, considerando as diversas tecnologias disponíveis, os impactos socioambientais, os direitos humanos e a promoção da cidadania.

EMIFCHSA11

Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para desenvolver um projeto pessoal ou um empreendimento produtivo, em âmbito local, regional, nacional e/ou global.

Atividades

  • Debates
  • Pesquisas e análises
  • Sistematização de dados e informações
  • Produção de infográficos

Expectativas de aprendizagem

  • Argumentar criticamente sobre o processo de ocupação territorial e urbanização da região amazônica.
  • Compreender a relação entre o uso da terra e o avanço da fronteira agrícola na região, com base em situações-problema, avaliando saídas sustentáveis.
  • Desenvolver um infográfico que sistematize aspectos da rede de produção agroecológica da região.