Desmatamentos e conservação na região Amazônica

Pan-Amazônia e seus conflitos socioterritoriais

Este módulo convida os estudantes a refletir sobre a região pan-amazônica e a analisar conflitos socioterritoriais na região de fronteira da Amazônia internacional, considerando aspectos culturais, políticos, econômicos e históricos. Nesse percurso, os jovens realizam pesquisas e análises de perspectivas geopolíticas, tendo em vista os impactos socioambientais da degradação ambiental na região. Também criam um fórum global de cooperação internacional para construção de soluções para a região.

Baixe o módulo completo Carga horária média sugerida: 20 horas

Temáticas abordadas

  • Biodiversidades e sociodiversidades da Amazônia

Eixo(s) estruturante(s)

  • em Empreendedorismo
  • ic Investigação científica
  • pc Processos criativos

Objetos de conhecimento

Pan-Amazônia
Fronteira agrícola
Desmatamento
Bioeconomia
Racismo ambiental
Povos tradicionais
Redes urbanas amazônicas

Competências gerais CG 01, CG 02, CG 07, CG 10

CG 01

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG 02

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CG 07

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CG 10

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades dos eixos estruturantes

EMIFCHSA01

Investigar e analisar situações-problema envolvendo temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias.

EMIFCHSA05

Selecionar e mobilizar intencionalmente recursos criativos para resolver problemas reais relacionados a temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global.

EMIFCHSA06

Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais relacionados a temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global.

EMIFCHSA10

Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas podem ser utilizadas na concretização de projetos pessoais ou produtivos, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, considerando as diversas tecnologias disponíveis, os impactos socioambientais, os direitos humanos e a promoção da cidadania.

EMIFCHSA11

Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para desenvolver um projeto pessoal ou um empreendimento produtivo, em âmbito local, regional, nacional e/ou global.

Atividades

  • Pesquisa
  • Produção de texto
  • Análise e sistematização de informações
  • Simulação de fórum internacional

Expectativas de aprendizagem

  • Caracterizar e sistematizar os conflitos socioterritoriais nas fronteiras da Pan-Amazônia.
  • Analisar os impactos da degradação ambiental com base em situações-problema que envolvam conflitos de soberania e perspectivas geopolíticas regionais.
  • Identificar e sintetizar os desafios regionais relacionados aos conflitos socioterritoriais e à degradação ambiental a fim de projetar intervenções de cooperação internacional.